Siga o OTD

Vôlei

Em jogo espetacular, Visotto faz 31 e Campinas vence por 3 a 2

Leandro VIsotto brilha, faz 31 e Vôlei Renata vence Taubaté por 3 a 2 na 1ª primeira final do Paulista

Leandro Visotto é o destaque da 1ª final do Paulista com 29 pontos

O primeiro jogo da final do Campeonato Paulista Masculino de Vôlei masculino não poderia ter sido melhor. No Ginásio do Taquaral, em Campinas, o Vôlei Renata venceu o atual hexa-campeão Taubaté por 3 sets a 2 (26/24, 22/25, 19/25, 25/20 e 23/21) em grande partida de Leandro Visotto.

+ Osasco vence e está na final do Paulista feminino

O experiente oposto do Campinas marcou simplesmente 31 pontos na vitória de sua equipe. Através de suas mãos, o Vôlei Renata fechou o primeiro jogo da final, que começou na terça-feira e terminou na quarta.

+ Confira a tabela da competição

Com ataques precisos, Vaccari também ajudou muito Leandro Visotto, principalmente no tie break. O central Barreto também foi fundamental no jogo, com bloqueios em horas decisivas no set desempate. Pelo lado de Taubaté, bela atuação dos ponteiros João Rafael e Maurício Borges.

O jogo da volta será em Taubaté, na sexta-feira (16), também às 21h30. Se cada time ganhar uma partida, a definição vai para o golden set, o set desempate. Você acompanhará ao vivo aqui no OTD.

Na última edição do Paulista de vôlei masculino, o Vôlei Renata esteve perto da taça ao ganhar em Taubaté na primeira partida, mas perdeu o jogo da volta e o golden set em Campinas. A equipe tem quatro vices no estadual.

O jogo

O primeiro set foi muito equilibrado. Nenhuma das equipes conseguiu desgarrar no placar. O número de erros de Taubaté acabou sendo fundamental para o fechamento da parcial em 26 a 24. Foi o primeiro set perdido pela equipe de Taubaté no Paulista e Leandro VIsotto foi o principal responsável por isso, principalmente na hora decisiva.

No segundo set, o rendimento do Vôlei Renata, muito alto no primeiro set, caiu um pouco, mas o jogo seguiu equilibrado o tempo todo. Leandro Visotto foi novamente o principal nome da equipe campineira. Pelo lado de Taubaté, o saque melhorou e o bloqueio funcionou mais. Na reta final, João Rafael brilhou e foi o grande responsável pela vitória por 25 a 22.

No terceiro set, pela primeira vez, Taubaté foi superior. A equipe do Vale do Paraíba foi puxada pelos bons saques e ataques de seus ponteiros, e ainda contou com boa participação ofensiva de Lucão. A equipe abriu vantagem logo no início e administrou bem, fechando em 25 a 19.

Vaccari e Visotto voltaram com tudo pelo Vôlei Renata no 4º set. Os dois seguiram bem no ataque e se aproveitaram de mais erros do Taubaté para empatar a partida em 2 a 2. Àquela altura, Leandro Visotto já tinha 20 pontos.

Na primeira partida da final do Campeonato Paulista de vôlei Masculino, o Vôlei Renata venceu o Taubaté por 3 sets a 2 com 29 pontos de Leandro Visotto
Vaccari, um dos destaques do Vôlei Renata no jogo (twitter/voleirenata)

Tie break longo

No tiebreak, mais emoção. A igualdade persistiu até o 7 a 7, quando o Taubaté abriu três de vantagem após boas participações de Maurício Borges e João Rafael. A equipe sustentou a diferença até o 13 a 10. Após erro de serviço de Felipe Roque, O levantador Gonzalez foi sacar para Campinas e quebrou a recepção com uma bola chapada. Vaccari fez 13 a 12 no contra-ataque.

O Taubaté teve dois match points, mas não aproveitou. Barreto igualou o jogo em 14 a 14 com um bloqueio lindo. A igualdade foi seguindo, com o Taubaté desperdiçando as chances de fechar. O central do Vôlei Renata apareceu bem e com novo bloqueio fez 17 a 16, dando o primeiro match point ao Campinas. A troca de bolas foi acontecendo, principalmente pelas mãos de Visotto, Vaccari e João Rafael. Quando o relógio já passava da meia-noite da quarta-feira, Leandro Visotto colocou números finais a partida no contra-ataque.

O campeonato

Último campeão da Superliga masculina e atual hexacampeão do Paulista masculino de vôlei, o Taubaté aparece como o time a ser batido na competição estadual. Entretanto, o equilíbrio deverá ser a marca da edição de 2020 do torneio, já que todos os participantes estarão na elite do vôlei nacional na temporada.

A equipe mais nova a participar do Paulista masculino de vôlei é o Vedacit Vôlei Guarulhos. O time, criado na última temporada, venceu a Superliga C e conquistou a vaga para a primeira divisão da modalidade no país ao terminar na segunda colocação a Superliga B, que foi paralisada e encerrada por conta da pandemia do coronavírus.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Para a temporada 2020/2021, o Sesi aposta numa equipe completamente reformulada. Mantendo somente o líbero Murilo, o time seguirá com atletas jovens e com Marcelo Negrão no comando. O Vôlei Renata trouxe de volta os experientes Leandro Vissotto e Bruno Temponi, manteve o levantador Gonzaléz e o ponteiro Vaccari e pretende brigar na parte de cima de todas as competições. Já o Vôlei UM Itapetininga se reforçou com o levantador Carísio e o líbero Rogerinho, que estavam em Taubaté, e espera chegar forte na disputa do estadual.

Mais em Vôlei