Siga o OTD

Vôlei

Osasco inicia treinos e quer ginásio como ‘bolha’ de proteção

As atletas e a comissão técnica liderada por Luizomar se apresentaram sob rígido protocolo de segurança contra o coronavírus

Camila Brait Thiago Moreira Osasco Coronavírus
Camila Brait e o fisioterapeuta Thiago Moreira no início dos treinos do Osasco (João Pires/Fotojump)

O primeiro dia de treinos do Osasco Audax/São Cristóvão Saúde mostrou como será a retomada da equipe neste momento de pandemia de coronavírus. Nesta segunda-feira (17), as 12 atletas já anunciadas para a temporada 2020/21 do vôlei e a comissão técnica chefiada pelo treinador Luizomar se apresentaram sob rigorosas normas de prevenção com o intuito de que os integrantes do clube não se contaminem.

+ Sheilla não seguirá no Minas na temporada 2020/2021

As jogadoras e demais profissionais da agremiação fizeram exame de sorologia IgG/IgM e já fizeram as primeiras atividades na quadra e academia. O Osasco trabalha para fazer com que o ginásio José Liberatti se transforme em uma ‘bolha’ de proteção. O protocolo estabelece que, de hoje em diante, as atletas checam a temperatura na chegada, utilizam álcool em gel nas mãos e respondem questões sobre como estão se sentindo.  

As regras não param por aí. Na sala de musculação e no aquecimento em quadra, as jogadoras usarão máscara. A quadra, inclusive, recebeu duas redes e foi dividida para aumentar o distanciamento. Em relação aos pés, os cuidados envolvem tapetes para higienização dos calçados e cada atleta carregará consigo um tênis para o treinamento com bola e outro para a academia. E, ao final de cada trabalho, eles serão limpos e guardados em armários individuais.

+ Amanda se prepara para uma temporada com um novo desafio

“É muito bom voltar a treinar com bola depois de cinco meses parada. É um momento novo e estamos voltando com o máximo de cuidado, seguindo as orientações do clube. Agora é trabalhar e se cuidar para o retorno dos jogos”, disse Tandara. “Eu falei para todos que estava com saudade de tomar bolada. Estou feliz por reencontrar as meninas, receber as novas atletas e trabalhar com a comissão técnica”, completou Camila Brait.

Elenco quase completo

Tandara Osasco Coronavírus
Tandara feliz em voltar a treinar após cinco meses parada devido à pandemia de coronavírus (João Pires/Fotojump)

O Osasco está com seu elenco praticamente fechado para a temporada 2020/21. Até o momento, o clube já anunciou as levantadoras Roberta, Naiane e Amanda, as centrais Camila Paracatu, Bia, Karyna e Mayany, as ponteiras Sonaly, Tainara e Gabi Cândido, a líbero Camila Brait e a oposto Tandara. Nesta quarta-feira (11), mais atletas serão divulgadas oficialmente em live transmitida pelo canal oficial da agremiação.  

+ CBV e clubes traçam três possíveis planos para Superliga

Antes do primeiro treino, Luizomar recepcionou as atletas em quadra para as boas vindas e uma breve conversa. “Estamos nos adaptando a esse novo momento para dar toda a segurança para o trabalho de vocês. Vamos trabalhar com a seriedade e dedicação de sempre para lutar pelos títulos dessa temporada. Sei que poderemos contar com o comprometimento desse novo grupo, que, tenho certeza, será vencedor”, afirmou o treinador.

Saúde e prevenção

Luizomar Osasco Coronavírus
Luizomar, técnico do Osasco, em exame de prevenção ao coronavírus (Luiz Pires/Fotojump)

De acordo com Thiago Moreira, fisioterapeuta do clube, o teste de sorologia IgG/IgM consiste na coleta de sangue e detecta se o paciente teve ou não contato com o vírus, por meio de sua resposta imune na formação de anticorpos. O integrante do departamento médico explicou a importância do procedimento.

“Testar as atletas nesse retorno e fazer o acompanhamento por meio de avaliações diárias, que começam com as informações que elas nos fornecerão por meio dos formulários, são medidas importantes no nosso protocolo”, comentou Thiago Moreira.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A primeira competição do Osasco em 2020/21 será o Campeonato Paulista, com rodada inaugural prevista para 26 de setembro. O clube ainda terá pela frente a Superliga, competição que não conquista desde a temporada 2011/12.

Mais em Vôlei