Siga o OTD

Vôlei

Enquanto o mundo esportivo para, liga turca ruma aos playoffs

Em meio à pandemia de coronavírus, Campeonato Turco segue e equipes de Gabi e Natália se preparam para os os playoffs

Gabi renova com VakifBank; Natália de saída do Eczacibasi
(montagem/OTD)

De norte a sul, de leste a oeste, no Brasil e no mundo, os eventos esportivos estão sendo cancelados e adiados por causa da pandemia de coronavírus. As grandes ligas esportivas ao redor do globo pararam suas atividades, menos na Turquia. Os campeonatos nacionais de vôlei seguem rolando, os playoffs vêm chegando, como se nada estivesse acontecendo.

O Vakifbank, de Gabi, primeiro colocado na fase de classificação, e o Eczacibasi, da também brasileira Natália, que terminou em segundo lugar, estão escalados para começar os playoffs do Campeonato Turco no próximo sábado (21).

Obviamente que as últimas partidas da temporada regular já foram realizadas sem público, assim como serão nos playoffs. Uma medida que parece bastar para os organizadores. Por hora, a Federação Turca de Vôlei segue com a programação, tanto que as ligas menores já iniciaram sias disputas.

Seja no masculino, ou no feminino, a “Série B” de vôlei já inciou as disputas eliminatórias na última terça-feira (17) e nada parece abalar o vôlei na Turquia.

Segundo mapa do Channel New Asia, com atualização de números da Covid-19, o novo coronavírus, em todo o mundo, a Turquia tinha até quarta (18) pelo menos 98 casos confirmados e uma morte reportada.

Playoffs

Os oito melhores times da fase de classificação foram definidos, bem como os confrontos das quartas de final do Campeonato Turco. Melhor campanha, com 63 pontos, uma derrota em 22 jogos, o Vakifbank vai encarar o Nilüfer Belediyespor, que terminou no oitavo lugar, com apenas nove vitórias e 13 derrotas na temporada regular.

Já o Eczacibasi, segunda melhor campanha, 57 pontos, 20 vitórias e duas derrotas, pega o Aydin B.Sehir Bld., que somou 10 triunfos e 12 revezes na fase classificatória.

Obviamente, Vakifbank e Eczacibasi são favoritos para avançarem às semifinais. Mas as duas outras partidas das quartas devem ser mais equilibradas.

O Fenerbahçe (3º) encara o Turk Hava Yollari (6º), enquanto o Galatasaray (4º) pega o Atlasglobal Yesilyurt (5º).

Mais em Vôlei