Siga o OTD

Pan 2019

Brasil se apresenta em Lima e bate o Chile no vôlei masculino

Com o resultado, a seleção brasileira de vôlei masculino soma duas vitórias em dois jogos e é líder do Grupo B em Lima

Abouba, do vôlei maculino, nos Jogos Pan-Americanos contra o Chile
Abouba coloca mais uma em quadra (Eugenio Savio/Lima 2019)

Após uma estreia sem brilho contra o México, o Brasil venceu o Chile por 3 sets a 1 com muita autoridade na segunda rodada do vôlei masculino nos Jogos Pan-Americanos de Lima. As parciais foram de 25/18, 22/25, 25/16 e 25/17 na partida disputada na noite de quinta (1º) no Polideportivo El Callao, em Lima.

O nome do jogo foi o oposto Abouba, especialmente nos dois últimos sets. Além de virar quase todas as bolas, levantou a arquibancada com sua energia e vibração. Ele acabou com os chilenos! Em números, teve aproveitamento perto dos 55% contra 36% da noite anterior.

“O vôlei é bastante psicológico. Eu acho que se a gente aproveitar alguns momentos de ponto, de chamar a torcida, vem tudo ao nosso favor. E eu tento fazer isso. O banco está sempre junto, então as vezes eu chamo eles para gritar mais e isso ajuda bastante”, disse o oposto após o jogo.

Com o resultado, a seleção brasileira soma duas vitórias em dois jogos e é líder do Grupo B. Na estreia, o time comandado pelo técnico Marcelo Froconwiak venceu o México por 3 sets a 1. O Chile também venceu, os EUA, pelo mesmo placar. Na segunda rodada, antes do jogo do Brasil, os Estados Unidos fizeram 3 a 0 no México.

A fase de grupos será encerrada nesta sexta-feira (2) com Brasil e Estados Unidos. Como não poderia deixar de ser, o Olimpíada Todos Dia acompanha ao vivo o clássico a partir das 22h30.

+ TABELA E PÁGINA ESPECIAL DO VÔLEI NO PAN

Pelo formato do torneio de vôlei masculino dos Jogos Pan-Americanos, os dois primeiros de cada grupo vão para as semifinais com os primeiros enfrentando os segundos colocados da outra chave. No A, a Argentina lidera com duas vitórias, seguida por Cuba e Porto Rico, com uma, e Peru que perdeu as duas.

Susto e resposta

O jogo começou com os times se equivalendo no placar. O Brasil escapou um pouco no 10 a 7, mas eles se recuperaram e empataram após rodarem três vezes seguidas. A igualdade se manteve, porém, só até o 15º ponto. Dali em diante só deu Brasil. Primeiro abriu 19 a 15, depois 23 a 16 e fechou no 25 a 18.

(Eugenio Savio/Lima 2019)

O segundo foi parecido, mas desta vez o Chile não deixou o Brasil escapar. Pelo contrário, foram eles que tentaram abrir vantagem e conseguiram no 19 a 17. Foi o suficiente para fecharem em 25 a 22 em um erro de saque de Carísio, que tinha entrado no serviço para fazer a inversão do 5/1. Tomou uma bronca de Marcelo Fronckowiak.

A derrota no set anterior parece ter acordado o Brasil, especialmente Abouba, não só no jogo, mas no próprio Pan. Com autoridade de uma das camisas mais vitoriosas da história do vôlei, o time foi passando por cima dos chilenos desde o 10 a 6 e só parou no final do set seguinte, quando fechou a partida.

“A nossa expectativa era de crescer durante o campeonato. Ontem, apesar da vitória, a gente sofreu um pouco mais e hoje principalmente na parte do entrosamento melhorou muito. A distribuição do Thiaguinho funcionou muito melhor, o acerto de bola com ele. O passe melhorou muito. Então cada jogo que passa a gente vai se conhecendo melhor, aprimorando a comunicação e a tendência é que a gente cresca ainda mais durante a semana para chegar com força total lá na frente”, falou o capitão Éder.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Pan 2019