Siga o OTD

Pan 2019

Brasil se apresenta em Lima e bate o Chile no vôlei masculino

Com o resultado, a seleção brasileira de vôlei masculino soma duas vitórias em dois jogos e é líder do Grupo B em Lima

Abouba, do vôlei maculino, nos Jogos Pan-Americanos contra o Chile
Abouba coloca mais uma em quadra (Eugenio Savio/Lima 2019)

Após uma estreia sem brilho contra o México, o Brasil venceu o Chile por 3 sets a 1 com muita autoridade na segunda rodada do vôlei masculino nos Jogos Pan-Americanos de Lima. As parciais foram de 25/18, 22/25, 25/16 e 25/17 na partida disputada na noite de quinta (1º) no Polideportivo El Callao, em Lima.

O nome do jogo foi o oposto Abouba, especialmente nos dois últimos sets. Além de virar quase todas as bolas, levantou a arquibancada com sua energia e vibração. Ele acabou com os chilenos! Em números, teve aproveitamento perto dos 55% contra 36% da noite anterior.

“O vôlei é bastante psicológico. Eu acho que se a gente aproveitar alguns momentos de ponto, de chamar a torcida, vem tudo ao nosso favor. E eu tento fazer isso. O banco está sempre junto, então as vezes eu chamo eles para gritar mais e isso ajuda bastante”, disse o oposto após o jogo.

Com o resultado, a seleção brasileira soma duas vitórias em dois jogos e é líder do Grupo B. Na estreia, o time comandado pelo técnico Marcelo Froconwiak venceu o México por 3 sets a 1. O Chile também venceu, os EUA, pelo mesmo placar. Na segunda rodada, antes do jogo do Brasil, os Estados Unidos fizeram 3 a 0 no México.

A fase de grupos será encerrada nesta sexta-feira (2) com Brasil e Estados Unidos. Como não poderia deixar de ser, o Olimpíada Todos Dia acompanha ao vivo o clássico a partir das 22h30.

+ TABELA E PÁGINA ESPECIAL DO VÔLEI NO PAN

Pelo formato do torneio de vôlei masculino dos Jogos Pan-Americanos, os dois primeiros de cada grupo vão para as semifinais com os primeiros enfrentando os segundos colocados da outra chave. No A, a Argentina lidera com duas vitórias, seguida por Cuba e Porto Rico, com uma, e Peru que perdeu as duas.

Susto e resposta

O jogo começou com os times se equivalendo no placar. O Brasil escapou um pouco no 10 a 7, mas eles se recuperaram e empataram após rodarem três vezes seguidas. A igualdade se manteve, porém, só até o 15º ponto. Dali em diante só deu Brasil. Primeiro abriu 19 a 15, depois 23 a 16 e fechou no 25 a 18.

(Eugenio Savio/Lima 2019)

O segundo foi parecido, mas desta vez o Chile não deixou o Brasil escapar. Pelo contrário, foram eles que tentaram abrir vantagem e conseguiram no 19 a 17. Foi o suficiente para fecharem em 25 a 22 em um erro de saque de Carísio, que tinha entrado no serviço para fazer a inversão do 5/1. Tomou uma bronca de Marcelo Fronckowiak.

A derrota no set anterior parece ter acordado o Brasil, especialmente Abouba, não só no jogo, mas no próprio Pan. Com autoridade de uma das camisas mais vitoriosas da história do vôlei, o time foi passando por cima dos chilenos desde o 10 a 6 e só parou no final do set seguinte, quando fechou a partida.

“A nossa expectativa era de crescer durante o campeonato. Ontem, apesar da vitória, a gente sofreu um pouco mais e hoje principalmente na parte do entrosamento melhorou muito. A distribuição do Thiaguinho funcionou muito melhor, o acerto de bola com ele. O passe melhorou muito. Então cada jogo que passa a gente vai se conhecendo melhor, aprimorando a comunicação e a tendência é que a gente cresca ainda mais durante a semana para chegar com força total lá na frente”, falou o capitão Éder.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019