Siga o OTD

Pan 2019

Brasil cede set para o México, mas vence no vôlei masculino

Brasil cede um set para os mexicanos, mas consegue vitória em sua estreia em busca do título em Lima

Vôlei masculino dos Jogos Pan-Americanos

O Brasil começou com vitória a disputa do torneio de vôlei masculino dos Jogos Pan-Americanos de Lima. Na estreia, nesta quarta (31), a seleção venceu o México por 3 sets a 1 com parciais de 25/23, 25/19, 22/25 e 25/22. O México não jogou a Liga das Nações este ano, torneio que reúne as 16 melhores equipes do mundo.

A exemplo do que ocorreu em Guadalajara 2011 e Toronto 2015, o elenco masculino do Brasil sofreu alterações importantes para Lima. A prioridade da comissão técnica brasileira gira em torno da Olimpíada. Sendo assim, o elenco na capital peruana não envolve os principais atletas na corrida pelos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Vale lembrar que também em agosto tem a disputa do Pré-Olímpico, na Bulgária, quando os rivais serão os próprios donos da casa, além de Egito e Porto Rico.

Thiaguinho levantando, Éder e Matheus no meio, Lucas Lóh e Rodriguinho nas pontas e o oposto Abouba iniciaram a partida. Rogerinho é o único líbero em Lima. Completam o elenco, comandando por Marcelo Froncowiak, o levantador Carísio; o oposto Felipe Roque; o central Cledenilson, e os ponteiro Kadu e Honorato.

“A gente tinha a expectativa de sofrer um pouco com a falta de ritmo de jogo, mas a equipe se portou muito bem. Soube nos momentos difíceis não enfrentar o bloqueio, trabalhar a bola, jogar o jogo”, disse o capitão Éder. “Teve altos e baixos, é um time na maioria muito jovem e acaba tendo um pouco mais de oscilação, mas se comportou muito bem e está de parabéns pela vitória.”

Vôlei masculino dos Jogos Pan-Americanos

Eder vai no ‘décimo andar’ (Wander Roberto/COB)

No outro jogo da chave, o Chile fez 3 a 1 nos Estados Unidos. Os dois primeiros do grupo vão às semifinais dos Jogos Pan-Americanos. A seleção volta à quadra do Coliseo Miguel Grau, em Callao, distrito de Lima, nesta quinta (1º) para pegar o Chile às 22h30 (Brasília), com acompanhamento ao vivo do Olimpíada Todo Dia.

Éder afirma que o time está pronto para a reponsabilidade. “A gente no Brasil já está acostumando desde quando joga campeonato infanto-juvenil, juvenil. A gente sabe o que o vôlei construiu. Começou na geração de 84, em 92 foi campeão olímpico e os últimos vinte anos foram muito vitoriosos. A gente sabe dessa pressão, dessa responsabilidade e sabe também que tem grandes adversários. É um grupo bem forte e estamos aqui para dar o nosso melhor”.

O jogo

O Brasil começou a estreia no Jogos Pan-Americanos tentando se impor já desde o saque. Pancada atrás de pancada foram minando a recepção mexicana e, assim, a seleção ensaiou diversas vezes escapar no placar. Mas os mexicanos, contando muito com erros do time de Froncowiak, ressitiram e cresceram no final da parcial conseguindo o empate no 22 a 22. O jogo pegou fogo! A torcida acordou, a nossa respondeu e a tensão foi lá em cima.

O bloque mexicano chegou em Abouba no 23 a 23, mas ela saiu por pouco para desespero do time deles. A seguir, em um saque de Matheus, o Brasil fez o 25 a 23.

Apesar da derrota na primeira parcial, os mexicanos cresceram e o jogo ficou igual no início do segundo set. Até que eles erraram uma bola fácil no ataque e, em seguida, Eder encaixou um bloqueio desmoralizante pelo meio da rede. A partir daí, o Brasil voltou a se impor e chegou a fazer 19 a 14. O México ainda deu um último suspiro fazendo dois pontos seguidos, mas parou por aí. Errou demais e o Brasil fechou em 25 a 19 com uma paulada de Eder.

No terceiro set o Brasil ficou atrás no placar pela primeira vez no jogo no 12 a 11. A situação piorou no 18 a 15. O time brasileiro ainda tentou reagir no 19 a 18, mas acabou sendo derrotado por 25 a 22.

O Brasil não sentiu a derrota e entrou caminhando lado a lado com os mexicanos no quarto set. Até que Abouba virou uma da entrada e pegou os mexicanos duas vezes no bloque na saída. A seleção fez 14 a 9 e, desta vez, não deixou os adversários reagirem. Final, 25 a 19.

O Brasil não sentiu a derrota e entrou caminhando lado a lado com os mexicanos no quarto set. Até que Abouba virou uma da entrada e pegou os mexicanos duas vezes no bloque na saída. A seleção fez 14 a 9 e, apesar de os mexicanos reagirem no 17 a 15, o Brasil conseguiu fechar no 25 a 22.

“Agora é descansar o máximo possível e já focar no próximo adversário e conseguir a vitória para garantir classificação para a semifinal”, completou o capitão da seleção brasileira de vôlei masculino.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019