Siga o OTD

Vôlei

Seleção de vôlei feminino inicia segunda semana de treinos

Primeiro desafio da temporada será a etapa brasileira da Liga das Nações que acontecerá nos dias 21 e 23 de maio, em Brasília

Marcio Rodrigues

A seleção de vôlei feminino já iniciou a segunda semana de treinamentos para a temporada 2019. A equipe do treinador José Roberto Guimarães terá como primeiro desafio no ano a Liga das Nações, que será disputada entre os dias 21 de maio e 7 de julho. O primeiro jogo das brasileiras será no dia 21 de maio, às 20h, contra a China.

Foram convocadas até o momento as levantadoras Roberta e Juma, a oposta Tandara, a ponteira Amanda, as centrais Bia, Milka e Lara e a líbero Natinha. Outras três jogadoras participam dos treinamentos como convidadas: a oposta Lorenne e as ponteiras Julia Bergmann e Tainara Santos. Sete jogadoras pediram dispensa da primeira convocação: Drussyla, Gabi Candido, Dani Lins, Tássia, Camila Brait, Thaisa e Adenízia.

“Estamos iniciando uma nova semana de treinamentos em Saquarema e nos próximos dias vamos divulgar mais uma convocação para a Liga das Nações”, revelou Zé Roberto. “Enfrentaremos três equipes fortes na primeira semana: China, República Dominicana e Rússia. Queremos usar a Liga das Nações para preparar as jogadoras para o Pré-Olímpico”.

O treinador reofrçou também que o classificatório para Tóquio é a competição mais importante nessa temporada. Será de 2 a 4 de agosto, aqui mesmo no Brasil. “Nós vamos precisar estar com todas as jogadoras bem para essa competição. Conseguindo a classificação no Pré-Olímpico teremos mais tranquilidade no nosso trabalho”.

A levantadora Roberta, de 29 anos, mostrou motivação com início do trabalho na seleção feminina. “Estamos formando um time sólido e com uma energia boa. Fiquei muito feliz com a convocação para essa temporada e espero poder evoluir a cada dia. É um ano importante com o Pré-Olímpico e temos tudo para fazer uma grande temporada”.

Liga das Nações

A cidade de Brasília receberá os primeiros confrontos da seleção de vôlei feminino na temporada 2019, entre 21 e 23 de maio. As partidas serão realizadas no ginásio Nilson Nelson e o primeiro jogo das brasileiras será no dia 21 de maio, às 20h, contra a China.

Na sequência, o Brasil viajará para Apeldoorn, na Holanda. Na cidade holandesa, jogará entre os dias 28 e 30 de maio contra as donas da casa, Polônia e Bulgária. Na sequência pela terceira semana da competição, a seleção de vôlei feminino terá como sede a cidade de Lincoln, nos Estados Unidos. Entre os dias 4 e 6 de junho, duelará contra Alemanha, Coréia do Sul e Estados Unidos.

Na quarta semana entre os dias 11 e 13 de junho, o time brasileiro estará em Tóquio, no Japão, e terá pela frente as donas da casa, a Tailândia e a Sérvia. A quinta e última semana da fase classificatória acontecerá entre os dias 18 e 20 de junho em Ancara, na Turquia, e o Brasil mediará forças com a Turquia, a Itália e a Bélgica.

A fase final que reunirá a China, país sede, e as cinco seleções mais bem classificadas ao final da fase classificatória será disputada em Nanquim, na China, entre os dias 3 e 7 de julho.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei