Siga o OTD

Vôlei

Taubaté vence Sesi e fica a um passo do título da Superliga

Com o aniversariante Vissoto em noite de gala, Taubaté faz 2 a 1 no Sesi e pode comemorar sábado o título da Superliga

William Lucas e Ana Patrícia/Inovafoto/CBV

O Taubaté bateu o Sesi por 3 a 2 e deu o penúltimo passo rumo ao título da Superliga masculina de vôlei. Na noite desta terça (30), na Arena Suzano, venceu de virada e agora pode fechar a série melhor de cinco no sábado (4), ao lado de sua torcida. As parciais foram 20/25, 25/23, 27/25, 28/30 e 15/13.

O oposto Vissoto, aniversariante do dia, foi o nome do jogo. “Hoje que estou fazendo 36 anos. Não é fácil a carreira de atleta, a gente abre mão de muita coisa para jogar voleibol, por isso estou muito feliz, disse após a vitória, com voz embargada.

“Só tenho a agradecer ao nosso time por ter me ajudado a ter esse desempenho muito bom hoje. É emocionante poder ajudar dessa forma o Taubaté, com a minha família presente no ginásio”, acrescentou

Apesar do momento, mantém o pé no chão. “Não ganhamos nada. Temos que continuar na luta, o próximo jogo vai ser muito duro, o time do Sesi é muito bom, e vai ser esse nível de equilíbrio e emoção no próximo sábado, com certeza”, comentou o oposto.

Na primeira partida o Sesi fez 25/22 nas três parciais. Três dias depois o Taubaté devolveu o placar em grande estilo: 25/23, 25/22 e 25/20.

Equilíbrio e emoção

O primeiro set foi igual até o sexto ponto. Depois o Sesi abriu três, elevou a cinco e manteve até o final. O Taubaté chegou a baixar para três em mais de uma oportunidade, mas logo o Sesi voltava a colocar cinco de frente. Após 20 minutos, Lucas Lóh cravou o 25º ponto do Sesi, que fechou o primeiro set em 25 a 20.

Os números foram bem iguais na primeira parcial, menos nos erros, com sete do Taubaté e apenas três do Sesi.

O segundo set começou com o Taubaté abrindo logo 3 a 1 e se mantendo à frente quase toda a parcial. Até que o Sesi empatou em 15 com um bloqueio de Gustavão, conseguiu virar e abrir no 19 a 17 após boa sequência de Alan no saque. O Taubaté reagiu em outra sequência, mas de Vissoto no saque. Foi a 21/19, depois só manteve a vantagem para fechar em 25 a 23.

Foi primeiro set que um visitante ganhou na série decisiva da Superliga masculina.

CBV

O Taubaté começou melhor a terceira parcial também e chegou a abrir 8 a 4. O Sesi se recuperou e encostou no 9 a 8, mas o time do interior voltou a abrir frente em três pontos seguidos, chegando a 12 a 9. O set continuou ponto a ponto até a reta final, quando Lucão achou um bloqueio e abriu 19 a 15 para os visitantes, depois 20 a 16. O Sesi não estava morto em um ataque de segunda de Lipe encostou no 20 a 19.

Logo a seguir, os visitantes chegaram ao 24º ponto, contra 22 do rival. Definido? Nada. O Sesi chegou ao empate em um ataque que relou no dedo de Lucão e só foi visto no árbitro de vídeo. O duelo seguiu tenso até que Fabiano colocou um saque curtinho que relou na fita e dolorosamente morreu na quadra do Sesi: 27 a 25, e 2 a 1 Taubaté no placar.

O quarto set foi igual até a metade, quando o Taubaté abriu 16 a 14 e se manteve assim até o 20 a 20. Cresceu de novo com Vissoto e chegou ao primeiro match point justamente no ataque do oposto. Não aproveitou, chegou a ter mais uma oportunidade, mas não fechou e deu chance para o Sesi. O time da casa, com Lipe decisivo e dois erros de Conte, conseguiu fazer 30 a 18. Tudo igual.

Gaspar Nóbrega/Inovafoto/CBV

No tie break, o Taubaté foi melhor apesar do equilíbrio no placar. Depois do décimo ponto, a defesa interiorana cresceu e começou a levantar a bola. Criou chances de contra-ataques, disperdiçadas, até que teve o primeiro match pont da parcial, no saque do Sesi. Aí veio o presente da noite para a torcida do Taubaté. Vissoto pegou o ataque da Vila Leopoldina no bloqueio e garantiu a vitória. Agora o título pode vir sábado, “em casa”.

+CONFIRA A TABELA DA SUPERLIGA MASCULINA

Agora é tudo em Suzano

Como o regulamento exige um ginásio com capacidade maior para os jogos decisivos das finais, ficou acordado que os duelos três, quatro e cinco serão realizados na Arena Suzano.

Apesar de serem no mesmo local, as partidas respeitarão o mando de quadra. Para este jogo três, o mando foi do Sesi, que teve maioria da torcida, assim como se um eventual quinto jogo acontecer. No já confirmado jogo quatro, o mando será do Taubaté.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei