Siga o OTD

Vídeos

Prefeitura comemora avanço em obras do Rio 2016. Mas três delas preocupam

Nesta sexta-feira, a prefeitura do Rio divulgou novo balanço das obras dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio 2016. Em tom festivo, comemorou o avanço de diversas arenas e instalações, lembrando que de modo geral, o Parque Olímpico da Barra da Tijuca já se encontra com 89% pronto. Tudo ótimo, né? Mas não é bem assim, caro(a) amigo (a)…

Neste novo balanço, três arenas mostram índices preocupantes: no Parque Olímpico, o Velódromo tem 65% de obras concluídas e o Centro de Tênis apresenta 74% de evolução. No Complexo de Deodoro, outra área importante que receberá eventos olímpicos no ano que vem, a Arena da Juventude, que terá as partidas da primeira fase do torneio feminino de basquete.

>>> Veja também: Confira imagens da Arena do Futuro e da pista do ciclismo BMX

Mais do que o percentual, o que preocupa em algumas destas arenas é a data prevista para a entrega. No caso do Centro Olímpico de Tênis, os trabalhadores precisarão bater recordes de eficiência para concluir os 100% nos próximos 12 dias, pois o prazo previsto pelo cronograma é o final do terceiro trimestre de 2015 – ou seja, o final de setembro.

O Centro Olímpico de Tênis tem 74% de suas obras concluídas. Crédito: Ricardo Cassiano

O Centro Olímpico de Tênis tem 74% de suas obras concluídas. Crédito: Ricardo Cassiano

Também não é muito mais confortável a situação do Velódromo, embora tenha um prazo um pouquinho mais folgado – dezembro de 2015 teria que estar concluído, de acordo com o planejamento previsto pela prefeitura do Rio. No caso da Arena de Juventude, o atraso não é tão alarmante, porque a previsão de conclusão terá que ser ao final do primeiro trimestre de 2016.

>>> E mais: Confira o vídeo sobre as obras do Parque Olímpico do Rio 2016

A atualização do levantamento da sobras olímpicas já mostra que duas arenas estão concluídas, ambas em Deodoro: a pista de ciclismo mountain bike e de ciclismo BMX. Além disso, na quinta-feira o estádio olímpico de canoagem slalom começou a receber parte dos 25 milhões de litros de água que irão preencher todo o percurso.

As obras do velódromo olímpico estão previstas para terminar em dezembro. Crédito: Ricardo Cassiano

O velódromo olímpico está previsto para ficar pronto em dezembro. Crédito: Ricardo Cassiano

Veja abaixo o balanço das obras olímpicas e o vídeo que mostra as águas começando a encher o estádio de canoagem:

PARQUE OLÍMPICO

Arena Carioca 1: 92%

Arena Carioca 2: 94%

Arena Carioca 3: 95%

IBC: 96%

MPC: 88%

Hotel: 83%

Velódromo: 65%

Centro de Tênis: 74%

Arena do Futuro: 87%

Estádio Aquático: 89%

Vila dos Atletas: 91%

Campo de Golfe: 98%

DEODORO

Pista de mountain bike:100%

Pista de BMX: 100%

Circuito de canoagem slalom: 85%

Arena da Juventude: 65%

Mais em Vídeos