Siga o OTD

Vela

 

Martine e Kahena sobem duas colocações no Mundial de 49erFX



Dupla brasileira fez três resultados melhores do que a estreia e seguem entre na zona de classificação para as disputas finais. Bicampeãs olímpicas se reuniram para disputar a competição após um ano separadas



Martine Grael e Kahena Kunze Mundial de 49erFX vela
(Sailing Energy)

As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze ganharam duas colocações após o término do segundo dia do Mundial de 49erFX. Foram mais três regatas nesta quarta-feira (8), em Cagliari, na Itália, com as bicampeãs olímpicas registrando os três resultados melhores do que os obtidos na terça (7).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Martine Grael e Kahena Kunze haviam desfeito a dupla medalhista de ouro nesta classe nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e de Tóquio-2020.

Melhor, melhor e melhor

As brasileiras começaram o dia com uma quarta colocação, a melhor delas nas seis regatas. Depois fizeram nono e 13º. No dia anterior, registraram um 11º, 14º e um sexto lugares. Com o descarte do pior deles, somam 43 pontos perdidos. As norueguesas Pia Dahl andersen e Nora Edland assumiram a primeira colocação com 19. No total, são 52 embarcações.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Caminho do título

O Mundial de 49erFX tem previstas 15 regatas no Opening Series, divididas entre o Qualifying Series e o Final Series. O Qualifying Series tem nove regatas e, se o programa for mantido, termina nesta quinta-feira (9). A seguir, no Final Series, as competidoras serão divididas em duas flotilhas, de ouro e de prata, com só as do primeiro grupo ainda na briga pelo título.

O Final Series tem programadas seis regatas para a flotilha de ouro. A seguir, as vinte melhores classificadas vão para o Medal Series, de onde sairão as campeãs.

Nacra 17

Junto com o Mundial de 49erFX, está sendo realizado o da classe Nacra 17 com a dupla brasileira Bernardo Peixoto e Marina Arndt. Após duas de três regatas previstas para o dia, eles ocupavam a 18ª posição dentre os 40 competidores somando 65 pontos perdidos. Registraram, nesta quarta, um 14º e um 20º lugares.

Assim, liderança, agora com nove pontos perdidos, seguia com os britânicos John Gimson e Anna Burnet, vice-campeões em Tóquio-2020 e campeões mundiais em 2020 e 2021.

O formato de competição é similar ao do Mundial de 49erFX. A diferença está no número de regatas previstas no Opening Series. No Nacra 17, são seis no Qualifying Series e oito para a flotilha de ouro no Final Series. Para a de flotilha de prata serão nove.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Vela