Siga o OTD

Vela

Mateus Isaac cai para o 35º lugar após terceiro dia do Mundial

Brasileiro não conseguiu top-20 nesta quinta-feira e perdeu uma posição com o início da flotilha de ouro

Mateus Isaac em ação no Mundial da classe iQFoil da vela; Giovanna Prada também participa
(Foto: Miriam Jeske/COB/Arquivo)

O brasileiro Mateus Isaac perdeu uma posição após a disputa do terceiro dia do Mundial da iQFoil (classe da vela), em Lanzarote, na Espanha, nesta quinta-feira (1º). Ele não ficou no top-20 de nenhuma das cinco regatas da flotilha de ouro disputadas no dia e, agora, é o 35º colocado, com 199 pontos perdidos. Entre as mulheres, Giovanna Prada é a 63ª.

Depois de iniciar o Mundial na 45ª colocação, Mateus Isaac deu um salto no segundo dia da competição e subiu para o 34º lugar, se garantindo na flotilha de ouro. Nesta quinta-feira, ele não teve um bom desempenho competindo no grupo que reúne os 60 melhores velejadores da competição. O brasileiro ficou em 24º, em 25º, em 31º, em 43º e em 32º nas cinco corridas do dia.

Com o desempenho, Mateus acumulou 199 pontos perdidos e perdeu uma posição na classificação geral, aparecendo assim em 35º lugar. Resta apenas um dia de disputas antes da regata das medalhas, que acontecerá no sábado (03). A liderança geral segue com o holandês Luuc Van Opzeeland, que tem 28 pontos perdidos, enquanto o décimo colocado é o francês Pouliquen Yun, com 90 pontos.

Outros brasileiros

Entre as mulheres, a brasileira de melhor desempenho é Giovanna Prada, que aparece em 63º lugar. Ela teve boas posições nas regatas da flotilha de prata, marcando dois 11º lugares, um 14º e um 13º – além de um 48º – no dia. Agora, acumula 276 pontos perdidos. Ainda no feminino, Bruna Martinelli subiu para o 78º lugar, tendo agora 370 perdidos.

Por fim, no masculino, Guilherme Plentz é o outro representante do Mundial da iQFoil além de Mateus Isaac. Disputando a flotilha de prata, Guilherme caiu para o 113º lugar após as regatas do dia. Ele não conseguiu completar a primeira corrida do dia, teve uma penalidade em outra e marcou outros três top-40 na flotilha de prata. Assim, acumula 431 pontos perdidos.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Vela