Siga o OTD

Santiago 2023

Bruno Lobo e Matheus Isaac levam o ouro na vela no Pan

Bruno Lobo e Socorro Reis foram ao pódio na fórmula kite, enquanto Mateus Isaac levou o ouro na IQFoil para levar a medalha de ouro

Bruno Lobo compete na fórmula kite nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023
(Foto de Matias Capizzano/Santiago 2023 via Photosport)

Nesta sexta-feira (3), foram realizadas as regatas de medalha dos Jogos Pan-Americanos das novas categorias olímpicas da vela: a fórmula kite e o IQFoil. Na primeira, o Brasil conseguiu uma medalha de ouro com Bruno Lobo, que teve um desempenho espetacular durante toda a competição, enquanto Maria do Socorro Reis ganhou o bronze. Na IQFoil, Matheus Isaac venceu uma final acirrada para levar a terceira medalha de ouro do Brasil na vela.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Bruno Lobo dominou a disputa da fórmula kite nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. O brasileiro venceu todas as regatas que completou na fase inicial da competição, chegando à regata da medalha com 21 pontos de vantagem para o segundo colocado. Na final, Bruno Lobo cruzou em primeiro lugar a linha de chegada para confirmar o ouro. Tiger Tyson, de Antígua e Barbuda, ficou em segundo lugar para levar a prata. Fechando o pódio, Javier Corniel, da República Dominicana, ganhou o bronze.
+ Atletas do boliche vivem jornada dupla para jogar em Santiago
+ Bruna Alexandre se torna a primeira paratleta a disputar o Pan
+ Renan Gallina quebra tabu de 24 anos nos 200m rasos
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Na fórmula kite feminina, Maria do Socorro Reis chegou no último dia da competição em quarto lugar, sete pontos atrás de um lugar no pódio. Na série final, a brasileira terminou na segunda colocação para subir ao terceiro lugar no geral e garantir o bronze. Daniela Moroz, dos Estados Unidos, levou a medalha dourada, enquanto Maria Turienzo, da Argentina, ficou com a prata.

Mateus Isaac vence final acirrada na IQFoil

Matheus Isaac nós Jogos Pan-Americanos Santiago 2023
(Foto: Miriam Jeske/COB)

Mateus Isaac estava em terceiro lugar após a fase inicial de disputa do IQ Foil. A classe tem um formato diferente das demais da vela com os primeiros colocados participando de uma espécie de playoffs para definir as medalhas. Com a terceira colocação da primeira fase, Mateus entrou direto na semifinal, onde venceu a bateria para então avançar à disputa do ouro.

Na grande final, Mateus Isaac venceu um duelo acirrado contra Ethan Westera, de Aruba, e Noah Lyons, dos Estados Unidos. Enquanto o brasileiro já estava garantido nos Jogos Olímpicos de Paris, os outros dois atletas ainda brigavam por uma vaga olímpica além do ouro. Assim, os dois ficaram brigando entre si, enquanto Mateus Isaac assumiu o primeiro lugar para terminar no topo do pódio.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Santiago 2023