Siga o OTD

Vela

Bruno Lobo e Mateus Isaac se aproximam do top-10 no Mundial

Representantes do Brasil na Formula Kite e no IQFoil foram os destaques da quarta-feira na Holanda

Brasileiro Bruno Lobo em ação no Mundial de vela (Divulgação/World Sailing)
(Divulgação/World Sailing)

A Equipe Brasileira de Vela teve nesta quarta-feira (16) mais um dia intenso de competições no Campeonato Mundial de Haia, na Holanda, que é classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Bruno Lobo, da Formula Kite, e Mateus Isaac, do IQFoil, ganharam posições e se aproximaram ainda mais do top 10.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O dia foi marcado pelo atraso de algumas regatas, já que o vento demorou para entrar nas condições ideais. Na Formula Kite, por exemplo, estavam programadas quatro corridas, mas só foram realizadas três. Lobo teve um dia positivo, com uma vitória, um 3º e um 5º lugar. Com isso, o brasileiro chegou a 33 pontos perdidos, e fechou a fase qualificatória na 14ª colocação. Ele está a cinco pontos do décimo colocado, o britânico Connor Bainbridge.

“Foi um dia lindo, que terminou com um por do sol maravilhoso. Estou me sentindo bem. Tomei boas decisões e consegui fazer melhores largadas. O campeonato é longo, são várias regatas, então é preciso ter a cabeça no lugar nos dias bons ou nos dias difíceis, mas vamos para cima. Ainda tem muito campeonato pela frente, agora é subir pouco a pouco e terminar o Mundial com chave de ouro”, disse Lobo, que a partir desta quinta-feira (17) disputa a série final.

Além disso, o paulista Lucas Fonseca, integrante da Vela Jovem, está em 41º na classificação geral. A liderança no Kite é do esloveno Toni Vodisek. No feminino, Maria do Socorro Reis segue em 35º. A ponta é da francesa Lauriane Noblot.

Mateus Isaac com chances no IQFoil

Já o paulista Mateus Isaac segue firme na busca por uma vaga nas finais do IQFoil. O atleta ficou em segundo lugar na única regata do dia e subiu duas posições. É o 12º nas pranchas, após nove corridas disputadas na raia de Scheveningen, com 46 pontos perdidos.

Só os dez primeiros avançam aos playoffs, porém a diferença do brasileiro para o décimo colocado, o francês Louis Pignolet, é de apenas três pontos. Estão programadas 20 regatas até a decisão dos finalistas na IQFoil, e a liderança provisória é do holandês Luuc Van Opzeeland.

Martine e Kahena próximas da medal race

As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, da 49erFX, avançaram na classificação, mas não conseguiram alcançar a medal race. Com um 12º, um 14º e um quarto lugar, as brasileiras terminaram na 12ª colocação, com 132 pontos perdidos. Com isso, elas terão de buscar a classificação para Paris 2024 nos Jogos Panamericanos de Santiago, no Chile, em outubro.

A classe, inclusive, conheceu as mais novas campeãs mundiais: as suecas Vilma Bobeck e Rebecca Netzler asseguraram o título antes mesmo da regata da medalha.

Na classe 470, que passa a ser mista em Paris 2024, foram concluídas as 11 regatas programadas até a medal race. Henrique Haddad e Isabel Swan tiveram um dia positivo e terminaram em 23º. Rodrigo Duarte e Ana Barbachan ficaram em 32º. Já Juliana Duque e Rafael Martins encerraram a participação em 44º. Os japoneses Keiju Okada e Miho Yoshioka já confirmaram o título.

Na ILCA 7 do Mundial, o Brasil teve Bruno Fontes em 76º lugar, Philipp Grochtmann em 88º e Felipe Franquelli em 116º. Na ILCA 6, Gabriela Kidd ficou em 53º.

Já na Nacra 17, Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino terminaram a competição em 29º e João Bulhões e Marina Arndt em 31º.

Mais em Vela