Siga o OTD

Santiago 2023

Velejadores do IQFoil e 49erFX confirmam vagas em Santiago

As primeiras vagas do Brasil na vela para os Jogos Pan-Americanos Santiago-2023 foram confirmadas neste domingo (4). Elas vieram na IQFoil e na 49erFX

Velejadores do IQFoil e 49erFX confirmam vagas em Santiago-2023

As primeiras vagas do Brasil na vela para os Jogos Pan-Americanos Santiago-2023 foram confirmadas neste domingo (4). Os paulistas Mateus Isaac e Giovanna Prada comprovaram o prognóstico e medalharam no Sul-Americano de IQFoil, a nova classe olímpica e pan-americana da prancha. Os atletas foram ouro e prata respectivamente na cidade de Búzios (RJ).

A outra vaga veio no Mundial de 49erFX com as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze. Elas fecharam a fase de classificação em Halifax, no Canadá, na nona colocação. No entanto, as atletas disputam as regatas da medalha nesta segunda-feira (5), mas não há possibilidades matemáticas de pódio.

+ Beatriz Bezerra leva mais uma prata no Mundial Jr. de natação

As regatas de Santiago-2023 serão realizadas na Cofradía Náutica Del Pacífico, em Valparaíso. Serão 12 medalhas em jogo nas classes Sunfish, IQFoil, Fórmula Kite, 49erFX, 49er, Snipe, ILCA e Lightning.

Na edição de Lima 2019, o Brasil foi o campeão do quadro de medalhas na vela com Brasil nove pódios, sendo cinco de ouro, duas de prata e duas de bronze. Desde Buenos Aires 1951, os velejadores brasileiros também são os maiores vencedores com 39 de ouro, 27 de prata e 19 de bronze, totalizando 85. 

Mateus Isaac é ouro na IQFoil 

Terceiro do ranking mundial de IQFoil, Mateus Isaac não deu chances aos adversários e ficou com a medalha de ouro. Das 15 regatas do torneio sul-americano, o atleta de Ilhabela (SP) venceu 13. Na súmula final somou 13 pontos contra 30 do argentino Francisco Saubidet, que levou a segunda vaga pan-americana para o país vizinho.

“Mais uma etapa cumprida! Conseguimos classificar a IQFoil no masculino e no feminino para os Jogos Pan-Americanos do próximo ano. Agora foco total no Mundial que começa daqui 40 dias”, comemorou Mateus Isaac.

A IQFoil masculina contou com 12 atletas de cinco países. O campeonato teve a chancela da CBVela – Confederação Brasileira de Vela e contou com mais de 60 competidores ao todo.

O Mundial de IQFoil será realizado de 14 a 22 de outubro em Brest, na França. Um pouco antes será a disputa dos Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022 e o representante da categoria das pranchas será o gaúcho Guilherme Plentz. No feminino, a representante será Giovanna Prada.

Giovanna Prada é prata

No feminino, a medalha de ouro ficou com a peruana Maria Belen Bazo com 16 pontos perdidos. A paulista Giovanna Prada (BRA) entrou nas regatas finais com chances de título, mas viu a adversária levar vantagem no dia. Entretanto, a filha do medalhista olímpico Bruno Prada segue fazendo história e dominando a categoria no Brasil.

“Tive um último dia regular, mas falhei bastante em algumas escolhas. O objetivo era a vaga para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos. A próxima parada é o IQFoil Games na Itália, e depois serão os Jogos Sul-Americanos e o Campeonato Mundial. Agenda cheia até final de novembro”, disse Giovana Prada, 24ª do ranking da World Sailing.

O medalhista olímpico Bruno Prada, pai de Giovanna, acompanhou a atleta em Búzios (RJ). O velejador também treina Mateus Isaac. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A categoria IQFoil é uma das novas classes para o programa de regatas dos Jogos de Paris 2024. Nas últimas olimpíadas e pans, o material usado era o RS:X, que corou no cenário nacional e continental Ricardo Bimba e Patrícia Freitas.

A próxima vaga que o Brasil poderá obter no Pan de Santiago-2023 será na Fórmula Kite. No mês de novembro, São Luís (MA) sediará o Pan-Americano da categoria, e os maranhenses Bruno Lobo e Socorro Reis estão entre os favoritos.

Mais em Santiago 2023