Siga o OTD

Vela

Brasil termina 1ª fase do evento-teste da SSL Gold Cup com 100%

Brasil chegará na regata da medalha no domingo como o único país a ter vencido as sete disputas da fase inicial da SSL Gold Cup

Brasil termina 1ª fase do evento-teste da SSL Gold Cup com 100% de aproveitamento
(Martina Orsini/SSL Gold Cup)

A campanha do Brasil no evento-teste da SSL Gold Cup terminou como todos os dias: com vitória. Neste sábado (2), depois de ter vencido as cinco primeiras regatas da competição disputada na Suíça, e de já estar classificado para a fase final, a equipe fechou as duas disputas do dia novamente na frente.

Com o resultado, o Brasil mantém o 100% de aproveitamento e avançou para a fase final em primeiro do grupo com apenas sete pontos perdidos. Com dois segundos lugares no domingo, a Hungria ficou na vice-liderança e avançou para a final junto com a equipe comandada por Robert Scheidt. Omã (21) e Israel (24) ficaram respectivamente em 3º e 4º lugar.

+Para enviar 192 crianças à Disney, Phelipe Rodrigues veleja cinco dias no nordeste

No outro grupo, a Suíça venceu a 5ª regata, seguida pela Croácia. Com isso, ambos os países se classificaram para a decisão, já que a Argentina ficou apenas em terceiro.

A grande final será disputada em regata única, neste domingo (3), que definirá as posições do primeiro ao quarto.  

Sob o comando de Robert Scheidt, o time do Brasil é composto pelas bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, e nomes consagrados da vela como Henrique Haddad, Gabriel Borges, Henry Boening, Juninho de Jesus, Joca Signorini, Alfredo Rovere e André Fonseca.

Brasil avança à final no evento-teste da SSL Gold Cup
(Martina Orsini/SSL Gold Cup)

Copa do Mundo de Vela

O evento-teste serve de preparação para a primeira edição da SSL Gold Cup, que será o campeonato “final” do circuito, com 56 times, para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos. A primeir edição será realizada na Suíça, de maio a junho de 2022. Além disso, a primeira fase de evento-teste foi vencida pela África do Sul ainda no mês de setembro deste ano.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Vale lembrar, então, que a SSL Gold Cup terá um formato diferente e se assemelha à Copa do Mundo de futebol. As primeiras rodadas de qualificação selecionam os times que avançam para as fases eliminatórias. Todas as regatas são com flotilhas de quatro barcos.

As equipes serão colocadas em chaves, com os oito primeiros colocados garantidos nas quartas de final. Posteriormente, duas flotilhas de quatro competem nas quartas para selecionar as quatro equipes que participarão da única regata da Grande Final. O vencedor será coroado como a melhor nação da vela.

Mais em Vela