Siga o OTD

Vela

Brasil perde primeira regata e é vice-campeão do evento-teste da SSL Gold Cup

Após ter 100% na fase inicial, Brasil perde a 1ª e única regata na final e fica com o vice no evento-teste da SSL Gold Cup

Brasil perde a 1ª regata e fica com vice no evento-teste da SSL Gold Cup
(Martina Orsini/SSL Gold Cup)

Depois de encerrar a primeira fase do evento-teste da SSL Gold Cup com 100% de aproveitamento, o Brasil entrou em ação neste domingo (3) para a disputa da grande final. No entanto, a equipe comandada por Robert Scheidt acabou perdendo para a Croácia em regata única, ficando com o vice-campeonato.

Esta foi a primeira e única regata que o Brasil perdeu nas oito que disputou. Na primeira fase, a equipe bateu Hungria, Omã e Israel com bastante tranquilidade, garantindo a classificação antecipada, quando ainda faltavam duas regatas para serem disputadas.

A grande campeã Croácia estava no outro grupo e encerrou a primeira fase também na liderança, com 12 pontos perdidos contra sete do Brasil. Os croatas venceram três das sete regatas, superando a Suíça em dois pontos. Já na grande final, a Hungria terminou em terceiro, enquanto os suíços foram os quartos colocados.

Sob o comando de Robert Scheidt, o time do Brasil é composto pelas bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, e nomes consagrados da vela como Henrique Haddad, Gabriel Borges, Henry Boening, Juninho de Jesus, Joca Signorini, Alfredo Rovere e André Fonseca.

Copa do Mundo de Vela

O evento-teste serve de preparação para a primeira edição da SSL Gold Cup, que será o campeonato “final” do circuito, com 56 times, para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos. A primeir edição será realizada na Suíça, de maio a junho de 2022. Além disso, a primeira fase de evento-teste foi vencida pela África do Sul ainda no mês de setembro deste ano.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Vale lembrar, então, que a SSL Gold Cup terá um formato diferente e se assemelha à Copa do Mundo de futebol. As primeiras rodadas de qualificação selecionam os times que avançam para as fases eliminatórias. Todas as regatas são com flotilhas de quatro barcos.

Mais em Vela