Siga o OTD

Vela

Brasil vence as duas regatas de abertura do evento-teste da SSL Gold Cup

Seleção do Brasil estreia com duas vitórias no torneio que serve de preparação para a 1ª edição da “Copa do Mundo” de vela

Brasil vence as duas regatas de abertura do evento-teste da SSL Gold Cup
(Martina Orsini | SSL Gold Cup)

O Brasil começou com tudo no evento-teste da SSL Gold Cup, disputado no Lago Neuchâtel, na Suíça. Nesta quarta-feira (29), a seleção, que conta com as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, bateu os barcos de Israel, Omã e Estônia, vencendo as duas regatas de abertura da competição.

A equipe apelidada de Brazilian Storm conta com 10 atletas, liderados por Robert Scheidt, maior medalhista olímpico do País. A bordo estão, então, as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, e nomes consagrados da vela como Henrique Haddad, Gabriel Borges, Henry Boening, Juninho de Jesus, Joca Signorini, Alfredo Rovere e André Fonseca. 

+Zé Roberto dá susto, mas afirma intenção de seguir na seleção até Paris

Na primeira regata desta quarta, o time brasileiro efetuou uma boa largada, acertou as manobras e dominou a disputa. A segunda prova do dia foi diferente. Após um início irregular, conseguiu desenvolver boa velocidade e acertou na tática para se recuperar a cruzar a linha de chegada na primeira colocação. 

“Tivemos uma boa estreia. Foi um dia bastante difícil, com vento bem forte e muitas rajadas. E isso testou bastante a nossa tripulação, já que esse barco tem uma área vélica enorme e muita potência. O time conseguiu ter um bom aproveitamento. Estamos bem satisfeitos por ter chegado ao resultado de hoje e amanhã deve ser um dia parecido, com vento forte. Vamos ver se conseguimos repetir um bom desempenho”, avaliou Robert Scheidt, capitão da seleção.

A competição

Agora, o Brasil volta para mais duas regatas nesta quinta-feira (30), diante das mesmas equipes. A seleção verde e amarela lidera o grupo, seguida da Hungria, que ficou em segundo nas duas regatas, de Israel e de Omã, em último. No outro grupo, a Suíça fechou o primeiro dia na liderança, com uma vitória e um segundo lugar. A Argentina vem logo atrás, seguida da Croácia e da Estônia.

Vale lembrar que neste evento teste da SSL Gold Cup, a primeira fase tem oito times dividos em dois grupos de quatro. Cada grupo disputará sete regatas e as duas melhores equipes avançam, assim, para a fase final, que acontecerá neste domingo (3).

Copa do Mundo de Vela

O evento-teste serve de preparação para a primeira edição da SSL Gold Cup, que será o campeonato “final” do circuito, com 56 times, para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos. A primeir edição será realizada na Suíça, de maio a junho de 2022. Além disso, a primeira fase de evento-teste foi vencida pela África do Sul ainda no mês de setembro deste ano.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Vale lembrar, então, que a SSL Gold Cup terá um formato diferente e se assemelha à Copa do Mundo de futebol. As primeiras rodadas de qualificação selecionam os times que avançam para as fases eliminatórias. Todas as regatas são com flotilhas de quatro barcos.

As equipes serão colocadas em chaves, com os oito primeiros colocados garantidos nas quartas de final. Posteriormente, duas flotilhas de quatro competem nas quartas para selecionar as quatro equipes que participarão da única regata da Grande Final. O vencedor será coroado como a melhor nação da vela.

Mais em Vela