Siga o OTD

Vela

Após dois adiamentos, Mundial de IQFoil tem o primeiro dia de competições

Brasil tem três representantes na competição da classe de vela que fará sua estreia no programa olímpico em Paris 2024

Mundial de IQFoil - Mateus Isaac - Bruna Martinelli - Giovanna Prada
(Sailing Energy)

Depois de dois adimentos por falta de vento, enfim começou o Campeonato Mundial de IQFoil em Silvaplana, na Suíça. Nesta quinta-feira (19), foram realizadas seis corridas no masculino e no feminino, que contaram com a presença de três brasileiros: Mateus Isaac, Bruna Martinelli e Giovanna Prada.

Mateus Isaac foi quem teve o melhor resultado. Ele terminou o dia na 24ª colocação, somando 61 pontos perdidos. Das seis regatas, sua melhor colocação foi o sexto lugar na segunda disputa do dia, enquanto seu pior desempenho foi a 26ª posição na corrida de estreia.

No feminino do Mundial de IQFoil, Giovanna Prada ficou em 40º lugar na classificação geral, com 182 pontos perdidos. Seu melhor resultado foi o 28º lugar na última regata, descantando a 48ª posição obtida na penúltima disputa do dia. Já Bruna Martinelli terminou em 47º, com 203 pontos perdidos. Por enquanto, seu pior resultado foi 47º posto na sexta corrida do dia, e seu melhor foi uma 37ª colocação.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Mundial de IQFoil segue até o próximo domingo (22). Além disso, vale lembrar que a iQFoil é uma classe de Windsurf que vai entrar no programa olímpico em Paris 2024, substituindo a RS:X. O Foil, espécie de quilha, pode ser acoplado a diversos tipos de pranchas e barcos. Uma das grandes vantagens do equipamento é conseguir “voar”, ficando sem contato direto com a água, conferindo maior velocidade para a prática.

Além do IQFoil, a World Sailing fez mais mudanças para a vela em Paris 2014. As classes Laser Standart, Laser Radial, 49erFx, 49er e Nacra 17 permanecem no programa olímpico. Já as classes Finn, RS:X masculina e feminina e 470 masculina e feminina dão adeus à competição, sendo substituídas por Kite, IQFoil e 470 mista.

Mais em Vela