Siga o OTD

Vela

Dupla da Nacra 17 define prioridade na preparação olímpica

Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino planejam os passos para o semestre que antecede os Jogos Olímpicos e vão em busca de ‘novas condições de mar e vento’

Os velejadores Samuel Albercht e Gabriela Nicolino, que garantiram vaga para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, no Campeonato Mundial de Vela de 2018, já definiram seus planos para o principal evento. A dupla da classe Nacra se classificou com o quinto lugar na regata da medalha da competição realizada em Aarhus, na Dinamarca.
Os velejadores Samuel Albercht e Gabriela Nicolino estão classificados aos Jogos Olímpicos de Tóquio (Beto Noval/Divulgação)

Os velejadores Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino, que garantiram vaga para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, durante o Campeonato Mundial de Vela de 2018, já definiram seus planos para o principal evento. A dupla da classe Nacra 17 se classificou para a Olimpíada que foi adiada para este ano com o quinto lugar na regata da medalha da competição realizada em Aarhus, na Dinamarca.

+ #5fatos que você não sabia sobre Gabriela Nicolino; assista!

A proeira Gabriela Nicolino apontou quais as prioridades da dupla no período de preparação que resta até os Jogos de Tóquio. “Para os próximos treinos, vamos na busca de novas condições de mar e vento para seguirmos nos preparando da melhor forma, frente às limitações de viagens, rumo aos Jogos Olímpicos”, disse a atleta.

+ Scheidt é consistente e termina em 3° no GP de Portugal

Ao lado de Samuel Albrecht, Gabriela Nicolino planeja participar de competições internacionais em 2021 antes da Olimpíada. Entre elas, estão o Troféu Princesa Sofia, na Espanha, a Semana de Vela Francesa e o Evento Teste no Japão. A presença da dupla da Nacra 17 nos torneios depende de autorização, já que medidas sanitárias por causa da pandemia podem afetar o planejamento.

Conquista na adversidade

A dupla foi campeã da Copa Brasil de Vela de 2020 (Youtube/Gabi & Samuca Nacra 17)
A dupla foi campeã da Copa Brasil de Vela de 2020 (Youtube/Gabi & Samuca Nacra 17)

A pandemia do coronavírus atrapalhou os atletas em 2020. Neste período, a dupla Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino decidiu pela dedicação ao preparo físico e aos treinos em água. Mesmo sem competir, a parceria da Nacra 17 obteve um rendimento de alto nível ao ganhar a Copa Brasil de Vela de 2020, em dezembro. E essa conquista trouxe gás extra para ambos.

+ Após vencer a Copa Brasil, Jorge Zarif planeja rota para Tóquio

“Esse campeonato foi importante para voltarmos ao ritmo de competição. Focamos em rotina de preparação, comunicação da dupla durante as regatas e funcionamento sob pressão. Velejamos com o pé fundo no acelerador o tempo todo, forçando o barco e testando as manobras ao máximo, para ver como nos sairíamos”, disse Gabriela Nicolino.

“Foi importante ver que estávamos bastante entrosados, depois de uma longa temporada de treinos no Rio. Ficamos muito felizes em fechar um ano tão difícil com mais um título brasileiro para a conta”, concluiu a parceria do timoneiro Samuel Albrecht e proeira da dupla da classe Nacra 17. Em Tóquio, a velejadora participará de sua primeira Olimpíada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Mais em Vela