Siga o OTD

Vela

Copa Brasil de vela reúne melhores atletas do país no RJ

Competição será entre 1º a 6 de dezembro e terá nomes como Jorge Zariff e a dupla Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino

Copa Brasil de Vela
Copa Brasil será de 1 a 6 de dezembro de 2020 (Gabriel Heusi / CBVela)

A Copa Brasil de vela, principal evento da modalidade olímpica brasileira, está confirmada para ser realizada entre os dias 1º e 6 de dezembro, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ). A competição na mesma raia usada da Olimpíada Rio-2016 contará então com as classes olímpicas e pan-americanas, além das categorias da vela jovem.

Estão inscritos mais de 200 atletas, divididos em 130 barcos. Desde que a Copa Brasil de Vela foi idealizada, em 2014, será uma das edições com o maior número de participantes.

As classes no calendário de regatas são: Laser Radial; Laser Standard; Nacra 17; 47; 49er e 49FX; Finn; Windfoil; 29er; 420; 4.7; Hobie Cat 16; HPE 25; RS:X; Snipe; Star; Windfoil; Bic Techno 293; Formula Kite; Dingue; J24 e Oceano. 

+Veja todas as notícias sobre vela

Além disso, o evento reunirá grandes nomes da vela como Jorge Zarif, campeão mundial de Finn, e a dupla de NACRA Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino. Os campeões olímpicos classificados para o Japão, como Robert Scheidt (Laser) e dupla de 49erFX Martine Grael e Kahena Kunze, no entanto, estão na Europa em treinamento. 

”As raias serão cinco dentro da Baía da Guanabara, as mesmas dos Jogos Olímpicos Rio-2016 e uma fora. As raias são muito técnicas, com variações de vento e principalmente de correntes. Assim, os velejadores terão que se concentrar muito na parte tática, com rápido raciocínio e poder de observação”, explicou Walter Boddner, diretor técnico da CBVELA.

Programa de Vela Jovem e Alto Rendimento 

A Copa Brasil de Vela vale como seletiva para determinar o apoio para os Sub-23 nas classes Laser Standard Masculino; Laser Radial Feminino – iQFoil Masculino e iQFoil feminino. 

Além disso, os resultados ajudarão a selecionar quem vai disputar as vagas na Semana Olímpica de Vela em Miami. Será em janeiro de 2021 e classificará para os primeiros Jogos Pan-Americanos Junior de Cali 2021, que serão em setembro.  

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A Copa Brasil de Vela também é seletiva para determinar a equipe brasileira Sub-19 nos primeiros Jogos Sul-Americanos da juventude de Rosario 2021, a ser disputado em data a ser definida. 

Por fim, o evento ainda será avaliador de equipes e atletas por parte do Programa de Alto Rendimento – PAR. E também é uma oportunidade para os velejadores da nova geração, que vão trocar experiência com atletas mais experientes.  

”Nossa equipe técnica estará presente na água para dar total suporte aos atletas. Realizar uma competição de alto nível, seguindo sempre todas as medidas de segurança, sem dúvida faz com que a Copa Brasil de Vela tenha uma importância adicional”, concluiu Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela. 

Mais em Vela