Siga o OTD

Olimpíada

Zarif é liberado após caso de doping e pode ir a Tóquio

O velejador brasileiro Jorge Zarif cumpriu suspensão de seis meses após testar positivo para tamoxifeno, substância proibida pelo Código Mundial Antidoping

Jorge Zarif é liberado após doping e vai participar da Olimpíada
Jorge Zarif foi campeão mundial da classe Finn em 2013 (Foto: Fred Hoffmann/Divulgação)

O velejador Jorge Zarif, campeão mundial da classe Finn em 2013, poderá voltar às competições, incluindo os Jogos Olímpicos de Tóquio. Nesta sexta-feira, a 1ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) informou ao atleta que ele está livre da pena por doping.

Zarif havia sido suspenso preventivamente no começo deste ano por utilizar a substância tamoxifeno. O teste positivo aconteceu em 15 de agosto de 2019 durante a disputa do evento-teste de vela, em Enoshima, no Japão. Na ocasião, o atleta estava em tratamento de uma ginecomastia bilateral, que o impedia de fazer movimentos e causa o aumento das mamas.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

A comissão aplicou uma pena de seis meses pela violação antidopagem, punição que o velejador e seu advogado Bichara Neto consideraram severa. Como já cumpriu o tempo de ausência, Zarif está liberado para voltar às competições.

A trajetória e os feitos de Zarif

Aos 27 anos, Jorge Zarif está classificado para sua terceira olimpíada, já que foi o responsável por garantir a vaga brasileira na classe Finn para os Jogos de Tóquio. Em Londres 2012, o velejador paulista terminou em 20º lugar e foi o mais jovem da delegação na modalidade. Já na Rio 2016, o atleta ficou em 4º. Em Pequim 2008, foi como reserva com apenas 15 anos.

Seu principal resultado na Finn foi o título mundial de 2013, conquistado em Tallin, na Estônia. O velejador também ganhou a versão júnior da competição um mês antes. Após o feito, foi eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro o Atleta do Ano.

O velejador ainda foi campeão da Copa do Mundo de Hyéres, bicampeão da Copa do Mundo de Miami e tetracampeão Sul-Americano. Jorge Zarif também venceu a Star Sailors League 2018.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Olimpíada