Siga o OTD

Tóquio 2020

Zarif é liberado após caso de doping e pode ir a Tóquio

O velejador brasileiro Jorge Zarif cumpriu suspensão de seis meses após testar positivo para tamoxifeno, substância proibida pelo Código Mundial Antidoping

Jorge Zarif é liberado após doping e vai participar da Olimpíada
Jorge Zarif foi campeão mundial da classe Finn em 2013 (Foto: Fred Hoffmann/Divulgação)

O velejador Jorge Zarif, campeão mundial da classe Finn em 2013, poderá voltar às competições, incluindo os Jogos Olímpicos de Tóquio. Nesta sexta-feira, a 1ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) informou ao atleta que ele está livre da pena por doping.

Zarif havia sido suspenso preventivamente no começo deste ano por utilizar a substância tamoxifeno. O teste positivo aconteceu em 15 de agosto de 2019 durante a disputa do evento-teste de vela, em Enoshima, no Japão. Na ocasião, o atleta estava em tratamento de uma ginecomastia bilateral, que o impedia de fazer movimentos e causa o aumento das mamas.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

A comissão aplicou uma pena de seis meses pela violação antidopagem, punição que o velejador e seu advogado Bichara Neto consideraram severa. Como já cumpriu o tempo de ausência, Zarif está liberado para voltar às competições.

A trajetória e os feitos de Zarif

Aos 27 anos, Jorge Zarif está classificado para sua terceira olimpíada, já que foi o responsável por garantir a vaga brasileira na classe Finn para os Jogos de Tóquio. Em Londres 2012, o velejador paulista terminou em 20º lugar e foi o mais jovem da delegação na modalidade. Já na Rio 2016, o atleta ficou em 4º. Em Pequim 2008, foi como reserva com apenas 15 anos.

Seu principal resultado na Finn foi o título mundial de 2013, conquistado em Tallin, na Estônia. O velejador também ganhou a versão júnior da competição um mês antes. Após o feito, foi eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro o Atleta do Ano.

O velejador ainda foi campeão da Copa do Mundo de Hyéres, bicampeão da Copa do Mundo de Miami e tetracampeão Sul-Americano. Jorge Zarif também venceu a Star Sailors League 2018.

Mais em Tóquio 2020