Siga o OTD

Tóquio 2020

Scheidt mantém treinos mesmo com surto do Coronavírus

Prestes a disputar sua sétima Olimpíada, o velejador, que mora na Itália, um dos países mais atingidos pela pandemia, segue com sua rotina

Scheidt mantém treinos mesmo com surto do Coronavírus
Robert Scheidt mora às margens do Lago di Garda, no norte da Itália (Foto: Divulgação)

O novo Coronavírus passou de epidemia para pandemia nesta quarta-feira (11), em classificação feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso significa que uma transmissão está ocorrendo em diferentes partes do mundo e de forma simultânea. A Itália é um dos países mais afetados, com o fechamento de locais públicos, escolas, eventos esportivos, entre outros. O surto da doença, porém, não afetou a rotina de treinos de Robert Scheidt.

+ Veja mais notícias sobre o coronavírus

O bicampeão olímpico de vela mora justamente na Itália, mas segue a preparação para sua sétima Olimpíada. “Sigo treinando aqui. Tem muita coisa fechada, a escola das crianças e os clubes, por exemplo, mas mantive meu barco fora do clube. Então, consigo treinar na água e fazer a parte física, como andar de bicicleta nas ruas ou na montanha”, disse.

“Na verdade, a rotina não mudou muito por aqui, a cidade é pequena e não tem nenhum caso de Coronavírus. O que estamos evitando são grandes aglomerações, mas estamos todos com a saúde perfeita”, completou o velejador, que mora na cidade de Torbole, às margens do Lago di Garda e que tem população estimada em dois mil habitantes.

Mudança no calendário

Mesmo vivendo no pequeno município ao norte da Itália, Scheidt precisou mudar sua programação. Ele deveria embarcar nesta quinta-feira (12) para duas semanas de treinos na Espanha, antes de disputar o 51º Troféu Princesa Sofia, a partir do próximo dia 25, em Palma de Mallorca, mas foi obrigado a cancelar a viagem.

“Por enquanto tive que cancelar. Ir para a Espanha nesse momento, com a Itália bloqueada, é muito arriscado. Eu poderia até tentar a viagem, mas existem riscos de quarentena e talvez dificuldades de retorno. No momento, minha participação no Troféu Princesa Sofia está mantida. Estou avaliando para ver como fica a situação nos próximos dias, mas não é nada muito promissor”, explicou.  

“Em termos esportivos, é muito ruim não ir para Palma, mas é uma situação fora do meu controle e nesse momento é melhor ficar com a minha família, esperar o tempo passar e ver como tudo se desenrola”, concluiu.

Desafio olímpico

Scheidt retornou à classe laser em 2019, após quase três anos ausente, desde os Jogos do Rio 2016, onde terminou na quarta colocação mesmo vencendo a medal race. Nesse período de readaptação às novas técnicas e nova mastreação, cumpriu seu objetivo principal, que foi o índice para Tóquio, com o 12° lugar no Campeonato Mundial da Classe Laser 2019, em Sakaiminato, no Japão, em julho. Ele confirmou a vaga no Mundial da Austrália, em fevereiro, quando chegou à flotilha ouro e foi o melhor brasileiro na disputa.

Na volta à vela olímpica, Scheidt disputou outras três grandes competições. A última foi o Ready Steady Tokyo, no final de agosto de 2019, em Enoshima, quando terminou em 10° lugar, chegando à medal race pela primeira vez desde que decidiu interromper a aposentadoria da classe Laser.

Mais em Tóquio 2020