Siga o OTD

Vela

Dia ruim e penalização jogam Grael e Kunze para sexto

No segundo dia com regatas na classe 49rsFX, dupla brasileira marcou dois 37º lugares e um quarto; Jorge Zarif e

Martine Grael e Kahena Kunze continuam brilhando no Japão
(Jesus Renedo/Sailing Energy/World Sailing/arquivo)

Não foi um dia fácil para Martina Grael e Kahena Kunze na etapa de Enoshima da Copa do Mundo de vela. A dupla brasileira da 49erFX marcou dois 37º e um 4º lugares nas três regatas desta quinta-feira (29) e caiu da liderança para a sexta colocação na classificação geral.

Martina Grael e Kahena Kunze foram uma das dez duplas que receberam a bandeira negra logo na primeira regata do dia, a terceira da competição. Foi o primeiro 37º lugar, que acabou descartado da soma geral. A seguir conseguiram uma quarta colocação, mas na terceira e última disputa do dia elas não terminaram e voltaram a registrar um 37º. Este entrando na somatória.

Com os resultados, após cinco regatas, as campeãs olímpicas e pan-americanas Martina Grael e Kahena Kunze então na sexta colocação com 43 pontos perdidos. As líderes são agora as holandesas Annemiek Bekkering e Annette Deutz, também penalizadas na primeira regata, mas com dois terceiros nas duas seguintes. Elas têm 19 pontos perdidos, faltando sete regatas para a medal race da etapa da Enoshima, no Japão, da Copa do Mundo de vela.

Na classe Finn, Jorge Zarif manteve a sétima colocação após descartar um 12º lugar e somar um nono e um sexto na sua pontuação. Após cinco das dez primeiras regatas ele tem agora 31 pontos perdidos, 21 a mais do que o líder Nicholas Heiner, da Holanda.

Patrícia Freitas, na RS:X, também permaneceu na mesma posição, a oitava, após completar oito das 11 regatas que antecedem à medal race. Nesta quinta ela somou sete, nove e seis pontos e agora tem 47. Lu Yunxiu, da China, venceu as três do dia, soma cinco vitórias no campeonato e lidera com 21 pontos perdidos.

Na Nacra 17, Samuel Albrecht e Gariela Nicolino estão fora da zona do medal race, em 11º com 50 pontos perdidos em cinco das nove regatas programadas. Estão a três pontos do décimo e último que tem vaga na regata decisiva. Na 470 masculina, Ricardo Paranhos e Rodolfo Streibel estão em 26º com 70 pontos perdidos.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vela