Siga o OTD

Vela

Brasil garante duas medalhas na final da Copa do Mundo

O Brasil garantiu nesta sexta-feira duas medalhas na final da Copa do Mundo de vela. Líderes respectivamente das classes RS:X e 49er FX, Patrícia Freitas e a dupla campeã olímpica Martine Grael e Kahena Kunze asseguraram presença no pódio mesmo antes da regata da medalha de cada categoria, que será disputada neste sábado.

A situação mais tranquila é a de Patrícia Freitas na final da Copa do Mundo de vela. A velejadora venceu as três regatas disputadas nesta sexta-feira e abriu 20 pontos de vantagem sobre a chinesa Yunxiu Lu e só precisa completar a medal race para ganhar o ouro. A vantagem é tão grande que ela já tem a prata assegurada, mas só não será campeã se houver algum desastre e ela não conseguir completar a regata final ou acabar sendo desclassificada.

“A ficha não caiu ainda. Tive um dia excepcional, vencendo as três regatas. Estou muito feliz, principalmente porque era uma flotilha muito forte. Isso se deve muito à minha velocidade e faz parte de todo um processo de treinos, escolha de equipamento etc. Isso tudo funcionou muito bem aqui. Amanhã, temos a regata de medalha, onde a disputa pelo segundo e terceiro lugares será intensa, mas vou velejar para tentar ganhar e fechar com chave de ouro a competição”, comentou Patrícia.

Martine Grael e Kahena Kunze não têm uma diferença tão grande como a de Patrícia Freitas, mas a situação também é muito boa. As campeãs olímpicas têm, no mínimo, a medalha de bronze garantida na final da Copa do Mundo de vela. Mas as brasileiras, que venceram as etapas de Miami e Hyères da Copa do Mundo, querem mais um título.

Com uma vitória, um terceiro lugar e um oitavo nesta sexta, ao final das 12 regatas classificatórias, Martine Grael e Kahena Kunze somam 35 pontos perdidos contra 38 das britânicas Dobson e Tidey. Para conquistarem o título, as brasileiras precisam terminar a medal race na frente das adversárias para colocar no peito a medalha de ouro. As francesas Sebesi e Dubois têm 47 pontos perdidos e correm por fora na disputa. Para serem campeãs, elas precisam vencer a regata da medalha e torcer para que as campeãs olímpicas fiquem do sétimo lugar para trás e que as britânicas não passem da sexta posição.

“Velejamos numa raia com muitas ondas e as regatas foram bastante difíceis. Mas nossas saídas foram boas e tivemos um bom dia, terminando com a vitória na última regata. São poucos pontos nos separando da dupla segunda colocada, então, será muito disputado neste sábado”, avaliou Martine. “É bem interessante velejar aqui, pois nos traz boas recordações. Agora é dar o nosso melhor e curtir a velejada na regata de medalha”, completou Kahena, relembrando a conquista do Mundial de Vela, em 2014.

Todas as regatas da medalha da final da Copa do Mundo de vela serão transmitidas ao vivo pela página no YouTube da Federação Internacional.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vela