Siga o OTD

Rúgbi

Yaras vão defender hegemonia do Sul-Americano em Saquarema

Este será o primeiro torneio da Seleção Brasileira em casa desde o Rio 2016. 21ª edição do Sul-Americano será disputada nos dias 10 e 11 de junho.

rugby sevens

A Seleção Brasileira de Rugby Sevens Feminino será a anfitriã do Sul-Americano. Está é a primeira vez que as Yaras vão ser as anfitriãs de um torneio internacional desde 2016. O campeonato será realizado nos dias 10 e 11 de junho, na cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro. Pela sétima vez o torneio acontecerá no Brasil.

As partidas vão acontecer no Estádio Elcyr Resende de Mendonça, conhecido pelo torcedor de futebol por ser onde joga o time local Boavista Sport Club. O evento também será marcado pela solidariedade, não haverá cobrança de ingressos e os fãs de rugby precisarão apenas doar 1 kg de alimento não-perecíveis para assistir aos jogos entre as rivais sul-americanas.

+ Alexandre Rocha disputa o BMW Charity Pro-Am, nos EUA

“Uma emoção sem tamanho viabilizar que as Yaras voltem a disputar um torneio internacional no Brasil depois de seis anos. A última vez foi a estreia nos Jogos Olímpicos, Rio 2016”, destaca Mariana Miné, CEO da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). 

“Queremos resgatar aquele clima de orgulho e festa e chamar nosso público para lotar as arquibancadas. Afinal, as Yaras são a grande potência do rugby na região e são protagonistas na força do esporte feminino no Brasil”, complementa. 

Além do Brasil, o Sul-Americano conta com a participação de Argentina, Chile, Colômbia, Guatemala, Paraguai, Peru e Uruguai. A campeã do torneio se classifica automaticamente para os Jogos Pan-Americanos de 2023, que serão realizados no período de 20 de outubro a 5 de novembro, na cidade de Santiago, no Chile.

As seleções se dividem em dois grupos de quatro equipes que jogam contra todas do mesmo grupo na sexta-feira. As duas melhores de cada grupo avançam às semifinais no sábado, que ainda terá a grande final e as decisões de 3º, 5º e 7º lugares.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Atletas convocadas

O técnico Will Broderick chamou 12 atletas para defenderem o Brasil no Sul-Americano. De todas, sete estiveram presentes na última etapa do Circuito Mundial de Rugby Sevens, disputada no mês passado na França.

1 Mariana Nicolau (São José)

2 Luiza Campos (Charrua)

3 Rafaela Zanellato (Curitiba)

4 Leila Silva (Leoas)

5 Thalia Costa (Delta)

6 Cláudia Teles (Niterói)

7 Aline Furtado (USP)

8 Marina Fioravanti (Bandeirantes)

9 Gabriela Lima (Charrua)

10 Andressa Alves (Charrua)

11 Larissa Alves (Curitiba)

12 Marcelle Souza (Charrua)

Dia e horas dos jogos do Brasil

Sexta – 10 de junho

Brasil x Guatemala – 10h

Brasil x Uruguai – 12h28

Brasil x Paraguai – 15h26

Sábado – 11 de junho

Semifinais – 10h44 até 11h28

Finais (Ouro e Bronze) – 16h12 até 16h56

Mais em Rúgbi