Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

João Victor é bronze no disco: “Chuva é benção, mas hoje não foi favorável não”

Alê Cabral / CPB

Tóquio – João Victor Teixeira ficou com o bronze na prova do lançamento de disco com a marca de 51m86. Esse é o segundo terceiro lugar do atleta, que também garantiu medalha no arremesso de peso. O disco é a principal prova do João, que esperava o ouro, mas o tempo não ajudou: “chuva é benção, mas hoje não foi favorável não”. O pódio teve Haider Ali, do Paquistão, com o ouro e a marca de 55m26 e Mykola Zhabnyak, da Ucrânia, com 52m43 com a prata. Além do bronze de João, o Brasil classificou mais cinco atletas para as finais nos próximos dias.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Minha prova foi uma prova a nível forte, mas eu vim preparado para ela. O que me surpreendeu não foram meus adversários, foi a chuva e o setor molhado, que não ajudava para eu colocar em prática tudo aquilo que eu treinei, não consegui fazer minha melhor marca e nem consegui fazer o que eu estava fazendo em treinos aqui, mas esse bronze aí foi bem recebido, entre aspas, eu poderia ter feito melhor, mas fazer o que”, comentou João Victor.

A questão climática, a chuva que estava forte no estádio podem ter atrapalhado a performance na prova: “eu não gosto de culpar a chuva, mas eu tenho que culpar ela, porque ela não parou, não deu um tempo, só foi parar no finalzinho e eu só tinha o último lançamento. Isso acaba mexendo com o psicológico dos atletas, porque você tem um minuto pra lançar, mas você tem que secar o setor, rezar pro tempo passar devagar e você se prepara, concentra, pensa em tudo que tem que fazer… Então é bem complicado. É mais fácil competir com adversários fortes do que com a chuva e o tempo”.

João Victor Teixeira fez 51m86, a marca que lhe garantiu o bronze, na quinta e penúltima tentativa, uma prova que ele fez de tudo para manter o psicológico forte: “eu acho que eu já superei tudo que eu tinha que superar de mim, agora eu estou superando coisas incontroláveis, que foi a covid e, agora a chuva. Coisas que não tem como a gente controlar”.

A marca e a confiança na prova deixem o atleta focado para o ouro no próximo ciclo: “agora eu trabalho para Paris e o Mundial, que já tem Mundial ano que vem. O trabalho vai ser dobrado e triplicado, aliás. Eu vim para essa medalha de ouro, não vim para o bronze, mas acontece. O que depende mim, eu estou fazendo. O que depender da chuva, já complica,” conclui.

Outras finais

Na final da prova do arremesso de peso feminino F11, a brasileira Izabela Campos terminou com a décima colocação e a marca de 9m41, que é a melhor marca da temporada. Ela queimou a primeira tentativa, fez 9m41 na segunda e terminou e na última e terceira arremessou para 9m27. O pódio foi composto por Safiya Burkhanova, do Uzbequistão, com 14m78 e o ouro. Depois, a italiana Assunta Legnante com a prata e a mexicana Rebeca Alvarez com o bronze.

Jeohsah dos Santos na prova do salto em altura fez 1m88, sua melhor marca na temporada, que lhe garantiu a quarta colocação. O ouro ficou com Jonathan Broom Edwards, da Inglaterra, com 2m10. Além dele, o indiano Praveen Kumar com a prata e o polonês Maciej Lepiato com o bronze.

Semifinais da manhã

Na prova dos 200m T11 teremos duas brasileiras na final. Na primeira bateria, Jerusa dos Santos fez 25s35, sua melhor marca na temporada e conseguiu a classificação. A outra atleta do Brasil, Lorena Spoladore fez 25s95, também o melhor tempo do ano, mas não avançou. Já na segunda bateria, Thalita Simplício correu para 24s98 e garantiu sua vaga na final.

Já na prova dos 400m T47, três brasileiros disputam a final. Petrúcio Ferreira fez 49s76 e se garantiu com o segundo melhor tempo. Outro brasileiro na primeira bateria, Lucas Lima fez 50s31 e também avançou. Já na segunda bateria, o novato Thomaz Moraes carimbou sua vaga na final com 49s95. As finais das duas provas acontecem na noite do Brasil desta sexta-feira (03).

No revezamento 4x100m misto, o Brasil contou com Lorena Spoladore, Washinhton Júnior, Ricardo Mendonça e Vanessa de Souza. Os brasileiros terminaram com o tempo de 49s84, mas não conseguiram avançar. A final será disputada pelas seleções do Japão, China, Estados Unidos e Inglaterra.

O que vem aí pela manhã

7h – Jardênia da Silva – final salto em distância T20
7h10 – Thiago Paulino e Marco Aurélio Borges – final arremesso de peso F57
7h57 – Viviane Soares – semifinal 200m T12
8h04 – Ketyla Teodoro – semifinal 200m T12
8h12 – Vitor Antonio de Jesus – semifinal 200m T37
8h19 – Ricardo Mendonça e Christian Costa – semifinal 200m T37
8h27 – Aser Ramos – semifinal 100m T36
8h33 – Rodrigo da Silva – semifinal T36

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Paralimpíada Todo Dia