Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Seleção masculina de vôlei sentado cai para o Irã e perde a primeira nos Jogos

Após vencer na estreia, Brasil não consegue superar o Irã e vai definir a classficação nesta terça (31), contra a Alemanha

Seleção masculina de vôlei sentado do Brasil perde para o Irã nos Jogos Paralímpicos de Tóquio
(Ale Cabral/CPB)

Desta vez, não deu. Nesta segunda-feira (30), pela segunda rodada do Grupo B dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, a seleção masculina brasileira de vôlei sentado encarou o Irã no duelo de invictos até então, valendo a ponta da chave. Mas, depois de lutar muito no segundo set, o Brasil acabou sendo derrotado pelo placar de 3 sets a 0 (25/19, 25/23 e 25/22).

Com o resultado, o Irã assume a liderança isolada do Grupo com dois pontos. Já o Brasil cai para terceiro, ficando atrás da China, contra quem estreou com vitória, pelos critérios de desempate, já que cada um tem um ponto. Vale lembrar que apenas os dois primeiros colocados de cada chave avançam à semifinal.

+ Confira tudo sobre a disputa do vôlei sentado nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020

Assim, a seleção masculina brasileira de vôlei sentado encerra sua participação na fase de grupos dos Jogos Paralímpicos de Tóquio e define a vaga enfrentando a já eliminada Alemanha, que segue zerada após dois jogos. O duelo acontece nesta terça-feira (31), às 2h (de Brasília).

O jogo

A partida começou bastante equilibrada, com as equipes trocando pontos e nenhuma grande vantagem. Aos poucos, o Irã conseguiu passar a frente e abrir uma pequena diferença, que se mantinha entre dois e três pontos. O Brasil ainda respondia e chegou a cortar a vantagem para um ponto, mas no final da parcial, viu o time adversário se impor, chegar ao set point e largar na frente.

O roteiro seguiu parecido no segundo set, mas desta vez, era a seleção masculina brasileira de vôlei sentado quem começou na frente. No entanto, ainda no começo da parcial, os iraniano viraram o marcador e chegaram a abrir 14 a 9. O Brasil precisou, então, reagir rápido e conseguiu, buscando o empate na metade do set.

+GUIA DOS JOGOS PARALÍMPICOS DE TÓQUIO

O final deste foi bastante parelho e aberto, com as equipes trocando pontos mais uma vez. Entretanto, no momento decisivo, o Irã conseguiu ser melhor, passar a frente e chegar ao set point. A seleção masculina brasileira de vôlei sentado ainda salvou o primeiro, mas os iranianos fecharam a parcial e abriram 2 a 0.

No terceiro set, o Irã largou com tudo, atropelando o Brasil logo no início e abrindo 8 a 2. A seleção masculina brasileira de vôlei sentado precisou tentar reagir e até conseguiu cortar um pouco diferença, que chegou a ser de dois pontos na metade da parcial. No entanto, os iranianos tinham o controle do jogo e souberam administrar a vantagem no marcador. O Brasil ainda tentou se manter vivo no jogo no finalzinho, mas o Irã chegou ao match point e decretou a vitória.

Brasil no vôlei sentado masculino

No vôlei sentado masculino, o Brasil é o segundo colocado do ranking mundial atrás apenas do Irã. Na Rio-2016, o Brasil chegou cotado à medalha depois de ser prata no Mundial de 2014, que é o melhor resultado da história do país, mas não conseguiu subir ao pódio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

O quarto lugar na Paralimpíada de 2016 também é o melhor resultados dos homens no vôlei sentado na modalidade, mas ficou um gostinho de que era possível mais. No Mundial de 2018, a equipe brasileira ficou com o bronze.

Nos Jogos Pan-Americanos, desde 2007, quando a competição foi realizada no Rio de Janeiro, o Brasil não sabe ganhar outra medalha que não seja a de ouro no vôlei sentado masculino. Foi com essa conquista, em Lima-2019, que a vaga para os Jogos Paralímpicos de Tóquio foi conquistada.

REVEJA – BRASIL x IRÃ – VÔLEI SENTADO – TÓQUIO 2020

Mais em Paralimpíada Todo Dia