Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Em ritmo de treino, Brasil supera o Japão e se classifica no futebol de 5

Com dois de Ricardinho, um de Nonato e um de Tiago Paraná, o Brasil venceu o Japão por 4 a 0 e confirmou a vaga na semifinal da Paralimpíada

Brasil x Japão - Futebol de cinco - Paralimpíada de Tóquio
Takuma Matsushita/ CPB

Imbatíveis e classificados! Pela segunda rodada da fase de grupos do futebol de cinco nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, o Brasil superou o Japão por 4 a 0 e se garantiu nas semifinais. Com o resultado conquistado na noite deste domingo (29), a seleção brasileira, que é a única a conquistar a medalha de ouro na história da modalidade, manteve a invecibilidade na história paralímpica.

O jogo

No começo do jogo, assim como aconteceu na estreia da Paralimpíada, o Brasil cresceu na partida ainda nos primeiros minutos e abriu o placar. Após jogada individual, Nonato finalizou de bico rasteiro e fez 1 a 0. No restante da primeira etapa, a seleção brasileira seguiu buscando o ataque, mas parou nos erros de passe e na boa postura defensiva japonesa. Dessa forma, o 1 a 0 se manteve para o intervalo.

+ Confira o Guia Paralímpicos do OTD!

Na volta para a segunda etapa, o jogo seguiu da mesma maneira. Pressionando, marcando forte e “alugando o campo de ataque”, o Brasil conseguiu o segundo gol. Com menos de cinco minutos, Tiago Paraná fez a jogada individual e finalizou forte rasteiro para fazer o 2 a 0. Depois de dobrar a vantagem, os brasileiros tiraram um pouco o pé e passaram a colocar em campo alguns reservas.

Já na reta final da partida, Ricardinho deixou sua marca. Camisa 10 e capitão do Brasil, o jogador aproveitou uma jogada individual e fez o 3 a 0. Logo na sequência, Ricardinho marcou mais um, após cobrança de falta, e transformou a vitória em goleada.

Takuma Matsushita/ CPB

A competição

A Seleção Brasileira de Futebol de 5 enfrenta também na primeira fase Japão e França. Na outra chave, estão ArgentinaEspanhaMarrocos e Tailândia. Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais.

“A expectativa está lá em cima. A gente está ansioso para começar a competição, sentir o clima de Paralimpíada. Temos uma equipe muito experiente que sabe lidar com a pressão”, garante o goleiro Luan, que participa de sua segunda Paralimpíada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Um fator que preocupa o elenco é o calor em Tóquio. No horário local, os jogos do Brasil serão sempre às 11h30, quando o sol castiga. “É algo que vai dificultar bastante, mas estamos nos adaptando”, diz Jefinho. Além de alguns treinos na quadra do evento, a equipe passou por período de aclimatação em Hamamatsu justamente para se adaptar ao fuso e clima locais.

Mais em Paralimpíada Todo Dia