Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Tayana Medeiros fica com o 5º lugar na disputa do halterofilismo na Paralimpíada

Com a melhor marca da carreira, com 121kg, Tayana Medeiros terminou a Paralimpíada de Tóquio, a primeira de sua vida, com o 5º lugar na categoria até 86kg

Tayana Medeiros no halterofilismo paralímpico
Ivo Felipe/CPB

No top 5! Na disputa até 86kg do halterofilismo nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, Tayana Medeiros ficou com o quinto lugar. Na madrugada desta segunda-feira (30), a brasileira terminou sua sua participação com a marca de 121kg, sua melhor marca da carreira. O ouro ficou com a nigeriana Folashade Oluwafemiayo, que estabeleceu o novo recorde mundial e paralímpico com 152kg.

+ GUIA DOS JOGOS PARALÍMPICOS

“É uma emoção e tanta. Agora eu posso me considerar uma atleta paralímpica de verdade. Foi a minha primeira participação nos Jogos e espero que daqui pra frente seja melhor. Agora em novembro tem o Mundial, pretendo melhorar a minha marca. Estou saindo em uma boa posição, bem melhor do que eu achava e estou bem satisfeita. Estou com uma paz de dever cumprido.”, comentou a atleta após o quinto lugar.

“Foi uma prova bem emocionante, bem do jeito que eu achei que seria. Bem intensa. A briga com a britânica pelo terceiro lugar infelizmente não deu certo. Eu senti uma dorzinha na lombar que me impediu de terminar. Eu tentei melhorar minha marca pessoal e consegui. Tentei o recorde brasileiro e parapan-americano, não deu, mas tá tudo certo.”

Após o fim da prova, Tayana Medeiros sabia que precisava agradecer algumas pessoas que foram essenciais para o seu desempenho histórico nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. “A união com a Mariana e a Lara foi primoridial para eu estar hoje aqui fazendo a minha prova. Eu passei por um pico de ansiedade muito grande e as duas me apoiaram muito. Dedico para os meus pais, Edna e Geraldo Medeiros. Eu sei que essa hora eles devem estar agoniados, meu pai tava ansioso desde ontem, mas se não fosse a força deles, hoje eles me ligaram e mandaram mensagem de incentivo antes da prova, acho que eu não conseguiria fazer a prova”, finalizou.

Como foi a competição

Logo na sua primeira tentativa, Tayana Medeiros mostrou o que queria nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Abrindo sua participação no Japão com 127kg, e tendo sucesso nela, a brasileira se colocou no grupo da frente da disputa e passou a brigar pelo pódio. Logo na sequência de Tayana, a chinesa Feifei Zheng fez 135kg, quebrou o recorde paralímpico e assumiu a liderança. No fechamento da primeira rodada, Folashade Oluwafemiayo, da Nigéria, estabeleceu o novo recorde paralímpico, ao fazer 147kg, e tomou o primeiro posto para si.

Em sua segunda tentativa, Tayana Medeiros falhou ao tentar levantar 128kg e permaneceu na quinta colocação geral da competição para atletas até 86kg. O mesmo aconteceu com a brasileira em sua terceira tentativa, quando aumentou o peso para 131kg. Contudo, como nenhuma das adversárias teve sucesso, Tayana terminou com a quinta colocação geral.

+ RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

O ouro ficou com a nigeriana Folashade Oluwafemiayo, que estabeleceu o novo recorde mundial e paralímpico, com 152kg, a prata foi de Feifei Zheng, da China, com 139kg, e Louise Sugden, da Grã-Bretanha, com 131kg, e ficou com a medalha de bronze.

Mais em Paralimpíada Todo Dia