Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Caio Ribeiro chega aos Jogos Paralímpicos preparado e com ‘fome de medalha’

Primeiro brasileiro medalhista na canoagem, Caio Ribeiro vai disputar duas provas no Japão e quer fazer mais história

ao vivo Caio Ribeiro quer fazer história nos Jogos Paralímpicos de Tóquio canoagem
(Divulgação)

Caio Ribeiro, o Saci de Ouro, como ficou conhecido, já está no Japão para representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020. Ele vai disputar as provas de VL3 200m, a Canoa Polinésia e KL3 200m, o Caiaque. Essa é a segunda vez que o brasileiro, do Time Nissan, integra a comitiva paralímpica.

Na primeira, na Rio 2016, ele marcou seu nome na história da Paracanoagem, quando ganhou a primeira medalha do Brasil na modalidade. Agora, ele chega com ainda mais fome de medalha e garante estar preparado. “Meu desejo e minha fome não se acalmaram. Apesar de ter conseguido uma conquista inédita, eu ainda quero mais. Existem três lugares no pódio. Agora, temos mais história para fazer aqui no Japão”.

+Tudo sobre a canoagem nos Jogos Paralímpicos de Tóquio

No fim do ano passado, entratanto, uma fratura no tornozelo quase tirou Tóquio do mapa de Caio Ribeiro. Ele explicou que por usar uma prótese na perna, acaba sobrecarregando o pé. Assim, passou três meses em cadeira de rodas, sem poder se levantar. No quarto mês iniciou a fisioterapia. 

“Eu estava no auge da minha forma. Há anos já estava preparado para Tóquio e, de início, pensei que não fosse nada sério. Mas passou uma semana, um mês, dois meses e eu não me recuperava. Fazia as contas de quanto faltava para os Jogos e, quando o médico me liberou, saí como um foguete para treinar. Em uma parada como essa, você perde tudo, menos a ambição e isso me fez eu me reconstruir. Hoje, estou preparado para representar o Brasil”. 

Novas oportunidades

Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, Caio Ribeiro tem mais chances de fazer história. Com duas possibilidades de ocupar o pódio, ele comemorou a estreia da Canoa Polinésia na competição, categoria onde o paratleta tem seu melhor desempenho. “Na Rio 2016, ela foi tirada um ano antes dos Jogos, por isso eu fiz a migração para o caiaque. Agora, ela voltou e deixa o jogo mais confortável para mim”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Mas o desafio em ambas é altíssimo. São poucos atletas nas duas provas, com concorrentes diferentes e que são campeões, outros que estão no top 10 e querem ser. Eu me sinto um pioneiro em conseguir atuar nas duas modalidades”, concluiuo Saci de Ouro.

A paracanoagem estreia nos Jogos Paralímpicos de Tóquio na próxima quarta-feira (01) e o Brasil contará com sete atletas competindo. Além de Caio Ribeiro, estão na disputa: Adriana Azevedo , Fernando Rufino, Giovane de Paula, Luís Carlos Cardoso, Mari Santilli e Debora Benevides.

Mais em Paralimpíada Todo Dia