Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Bruna Alexandre se garante na final e Cátia Oliveira conquista o bronze

Saíram as primeiras medalhas no tênis de mesa! Bruna Alexandre está na disputa do ouro, enquanto Cátia Oliveira é bronze

bruna alexandre jogos paralímpicos de tóquio tênis de mesa
Bruna Alexandre disputa partida durante jogos Paralímpicos de Toquio no Ginásio Metropolitano de Toquio. Foto: Fabio Chey/CPB

Uma montanha-russa de emoções tomou conta do tênis de mesa brasileiro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Teve de tudo. Vitória de Bruna Alexandre, que lhe garantiu a vaga na final e a disputa pelo ouro. Por outro lado, também teve derrota de Cátia de Oliveira na semifinal, mas que resultou em bronze.

Bruna Alexandre, da classe 10, derrotou Shiau Wen Tien, de Taipei, de virada, por 3 a 1, e foi para a galera. Pulou na arquibancada e foi abraçada por toda a delegação do tênis de mesa do Brasil, que torceu muito e fez a festa. Na final, marcada para o dia 30, às 6h45 (horário de Brasília), Bruna Alexandre vai encarar a australiana Qian Yang.

“Essa conquista não é só minha. É de todo mundo que me ajudou chegar até aqui”, disse a finalista. “Agora é descansar e chegar preparada. E isso eu estou, perdi uns 20 quilos nos últimos nove meses e estou no meu melhor físico.”

+ Confira o Guia Paralímpicos do OTD!

Por sua vez, Cátia Oliveira, da classe 1-2, foi superada, também de virada, pela sul-coreana Su Yeon Seo, por 3 a 1. A derrota foi dura, mas as lágrimas de felicidade escorreram pela cara da atleta, que conquistou sua primeira medalha em Jogos Paralímpicos.

“Tive algumas chances, comecei muito bem a partida, mas ela foi melhor durante o restante. Estou muito contente, e não vejo a hora de pegar a ‘bichinha’ e colocar no peito”, disse Cátia Oliveira sobre o bronze.

Fato é que não faltou emoção no Ginásio Metropolitano de Tóquio. Essas duas medalhas, a de Bruna Alexandre, que já tem a prata garantida, mas vai brigar pelo ouro, e o bronze de Cátia Oliveira, foram as primeiras do tênis de mesa do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e muito mais ainda está por vir com as competições por equipes

+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

Bronze

Cátia Oliveira foi a primeira a entrar em ação. Contra a sul-coreana Su Yeon Seo, a brasileira começou muito bem e venceu o primeiro game por 11 a 7. Só que a segunda parcial foi bem mais complicada, Su Yeon Seo passou a alongar os pontos e Cátia Oliveira cometeu alguns erros. No fim das contas, game (11-8) para a Coreia do Sul e jogo empatado.

cátia oliveira tênis de mesa jogos paralímpicos de tóquio
Cátia Oliveira em ação nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 – Ginásio Metropolitano de Tókio – (Foto: Wander Roberto/CPB)

No terceiro game, Cátia Oliveira voltou com tudo e saiu em vantagem. Mas Su Yeon Se emendou sete pontos seguidos (11-5) e virou o jogo para 2 a 1. A brasileira precisava vencer o quarto game para seguir na disputa.

A troca de pontos foi constante, com as duas se alternando na liderança. Cátia Oliveira chegou a fazer 9 a 8, mas cometeu dois erros em sequência e acabou derrotada (11-9).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Pelo ouro!

‘Eu quero o ouro”, foi assim que Bruna Alexandre gritou na zona mista durante a entrevista logo após a vitória sobre Shiau Wen Tien, de Taipei. A atleta estava elétrica depois de uma partida cujo placar de 3 a 1 pode esconder um pouco o tamanho da vitória. Para se ter uma ideia, o primeiro game terminou em 14 a 12 para a adversária.

bruna alexandre jogos paralímpicos de tóquio tênis de mesa
Bruna Alexandre disputa partida durante jogos Paralímpicos de Toquio no Ginásio Metropolitano de Toquio. Foto: Fabio Chey/CPB

Mas Bruna Alexandre voltou com tudo e fez um sonoro 11 a 6, mostrando que estava mais do que viva na partida. A terceira parcial foi quase um reprise da primeira, com muitas trocas longas, igualdades e com as duas atletas se alternando na liderança.

Só que desta vez, a vitória ficou com Bruna Alexandre, que fez 12 a 10 e jogou um balde de água fria na adversária. Exalando confiança, a brasileira saiu atrás, mas conseguiu a virada e rumou à vitória (11-7).

Mais em Paralimpíada Todo Dia