Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Em categoria nova, Karla Cardoso fecha em sétimo campanha no judô

Thiego Marques também competiu e acabou na nona colocação. Somadas as duas participações, foram três derrotas em três lutas. Lúcia Araújo e Harlley Damião Pereira de Arruda lutam no segundo dia

Karla Cardoso judô jogos paralímpicos tóquio 2020
(Takuma Matsushita/CPB)

Tóquio – Karla Cardoso e Thiego Marques foram os dois representantes do Brasil no primeiro dia de lutas do judô nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, que começou na noite de quinta (26) e terminou na sexta (27), pelo horário de Brasília. Karla foi mais longe, chegou na repescagem e saiu com o sétimo lugar. Thiego perdeu na primeira rodada, as oitavas de final, e fica com a nona colocação. No segundo dia, começando na noite de sexta e terminando no sábado (28), lutam Lúcia Araújo (57kg), classe B3, e Harlley Arruda (81kg), classe B1. Assista ao vivo no Olimpíada Todo Dia.

Esta é a quinta edição de Paralimpíada que Karla Cardoso participa, a primeira na categoria até 52kg, uma acima da que competiu de Atenas-2004 até a Rio-2016. Teve de subir de peso por questões de saúde, mas descartou qualquer dificuldade por conta da mudança. “A diferença é muito pouca, só quatro quilos, então não gerou dificuldade”, disse, acrescentando que leva experiência de Tóquio. “É um peso novo. Nunca tinha lutado contra a alemã, foi a primeira vez. Então levo experiência para Paris que é daqui a três anos. Ano que vem já tem mundial.” Sobre mais uma participação paralímpica disse ter sido maravilhoso. “Qualquer competição, poder representar o Brasil é muito bom. Numa Paralimpíada é mais gostoso ainda. Pena que eu não consegui o resultado.”

Karla Cardoso judô jogos paralímpicos tóquio 2020
Karla, de azul, contra a russa Alesia Stepaniuk (Takuma Matsushita/CPB)

Duas derrotas

A alemã é Ramona Brussig, a primeira adversária do dia. Ambas entraram como cabeças de chave, então começaram direto pelas quartas de final. Ramona, de 44 anos, venceu após marcar dois waza-aris, e consequente ippon, aplicando o tai-otoshi em ambos. Ela lutou as duas primeiras paralimpíadas da carreira uma categoria acima, a até 57kg. Fez as finais nas duas, vencendo em Atenas e ficando com a prata em Pequim. A partir de Londres-2012 já competiu na categoria atual vencendo na capital inglesa e ficando com o segundo lugar na Rio-2016. Ramona fez, ainda, as três últimas finais mundiais, sempre na até 52kg, vencendo em 2010 e perdendo em 2014 e 2018. Ou seja, é a atual vice-campeã mundial. Karla Cardoso, 39 anos, tem duas pratas na até 48kg, uma em Atenas-2004 e outra em Pequim-2008, e foi bronze no Mundial de 2014.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A derrota para Ramona levou Karla Cardoso para a repescagem contra a russa Alesia Stepaniuk, 36 anos, medalhista de bronze na categoria do judô em Pequim-2008. Lá, a brasileira foi derrotada por ippon.

Derrota doída

Thiego Marques judô jogos paralímpicos tóquio 2020
(Takuma Matsushita/CPB)

Thiago Marques foi o primeiro brasileiro a competir. Aliás, ele participou de uma das duas lutas que abriram o torneio de judô dos Jogos Paralímpicos. Thiego fez uma boa luta contra o japonês Hirai Takaaki, ambos da classe B3. O brasileiro abriu a pontuação com um waza-ari por meio de um uchi-mata. O rival, porém, conseguiu a virada aplicando primeiro um tomoe-nage que valeu um waza-ari e depois com uma imobilização. Foi a primeira participação de Thiego, de apenas 22 anos, em uma Paralimpíada.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia