Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Leomon decide e seleção masculina de goalball vence a Argélia de virada

No terceiro jogo da primeira fase, Leomon muda a partida, Brasil vence por 10 a 4 e encaminha a classificação

Leomon decide e seleção masculina de goalball do Brasil vence Árgelia nos Jogos Paralímpicos de Tóquio lituânia
(Takuma Matsushita/CPB)

Pelo terceiro jogo do Grupo A dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, o Brasil encarou a Argélia, nesta sexta-feira (27), buscando se recuperar da derrota para os Estados Unidos. A seleção masculina de goalball saiu atrás no placar, mas Leomon Moreno entrou para mudar o jogo e decidiu a partida a favor do time brasileiro, que venceu pelo placar de 10 a 4.

“Vínhamos de uma derrota, então, foi um jogo super importante para retomar a confiança da equipe. Para sermos campeões paralímpicos, precisamos estar sempre focados e intensos dentro de quadra”, analisou Leomon, que marcou cinco dos 10 gols do Brasil.

+ Confira TUDO sobre a disputa do goalball masculino nos Jogos Paralímpicos de Tóquio

Com o resultado, o Brasil chega a duas vitórias em três jogos e soma seis pontos. Assim, a seleção masculina de goalball iguala a pontuação do líder Japão, que ainda vai fazer o seu terceiro jogo, contra a Lituânia, mas fica na segunda posição. Além disso, o time brasileiro, medalha de bronze no Rio, praticamente encaminha a classificação, já que os quatro primeiros de cada chave avançam.

Na próxima rodada, a seleção masculina de goalball encerra sua participação na primeira fase dos Jogos Paralímpicos de Tóquio diante dos donos da casa. O duelo acontece neste sábado (28), às 21h (de Brasília), e você acompanha ao vivo no Olimpíada Todo Dia.

O jogo

Leomon decide e seleção masculina de goalball do Brasil vence Árgelia nos Jogos Paralímpicos de Tóquio
(Matsui Mikihito/CPB)

O Brasil começou o jogo com Alex “Labrador”, Emerson e José Pereira em quadra. O início da partida foi bastante equilibrado e o primeiro gol saiu com pouco mais de quatro minutos, após a Argélia converter um pênalti. A seleção masculina de goalball logo reagiu e, no minuto seguinte, Alex igualou o placar. A partida seguia equilibrada, com os times se fechando bem. Faltando dois minutos para o fim do primeiro tempo, Emerson acabou desperdiçando um pênalti. Na sequência, com Romário em ação, a Argélia achou dois gols e foi para o intervalo com 3 a 1 no placar.

Na segunta etapa, o Brasil voltou com Leomon, Parazinho e Romário em quadra. E logo de cara, com menos de um minuto de jogo, Leomon diminuiu para o Brasil. Na sequência, no entanto, após um desvio da perna de Parazinho, os argelinos voltaram a ampliar a vantagem para 4 a 2. Pouco tempo depois, Leomon, de novo, mandou entre o ala e o pivô direito adversários para colar no placar.

+ RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

E ele entrou realmente para mudar tudo. Faltando seis minutos para o fim do jogo, o CR7 brasileiro mandou mais uma para o fundo do gol, empatando a partida. No minuto seguinte, Parazinho foi o responsável por dar a virada à seleção masculina brasileira de goalball.

A 3min25 do final, Leomon marcou o seu quatro gol no duelo e deu vantagem mais confortável à equipe. Nos minutos finais, abriu a porteira! Parazinho estufou as redes mais duas vezes, enquanto Leomon, para fechar com chave de ouro, marcou o seu quinto gol e decretou a vitória brasileira.

Goalball nos Jogos Paralímpicos

O goalball é uma modalidade disputada por atletas com deficiência visual das classes B1, B2 e B3. Todos os atletas, independente do nível de perda visual, utilizam uma venda durante as competições para que todos possam competir em condições de igualdade. A quadra tem as mesmas dimensões das de vôlei, 9m de largura por 18m de comprimento, e as partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com 3 minutos de intervalo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. De cada lado da quadra, há um gol com 9m de largura e 1,30m de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias. O objetivo é balançar a rede adversária. A bola, com 76 cm de diâmetro e peso de 1,25 kg, tem um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção.

REVEJA – GOALBALL MASCULINO – BRASIL x ARGÉLIA – JOGOS PARALÍMPICOS DE TÓQUIO

Mais em Paralimpíada Todo Dia