Siga o OTD

Tóquio 2020

Além das medalhas, COB comemora zero caso de covid na delegação

Uma das grandes preocupações do Comitê Olímpico do Brasil era com a pandemia e nenhum membro da delegação do país testou positivo para covid-19

Ana Marcela Cunha vacina covid-19 jogos olímpicos tóquio 2020

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) fez um balanço neste domingo da participação brasileira nos Jogos de Tóquio. Além da comemoração em relação aos resultados, que deram ao país a melhor colocação da história no quadro de medalhas, outro número foi bastante comemorado: a delegação teve zero caso de covid-19 ao longo de toda a competição. Vale lembrar que durante os Jogos Olímpicos, 436 pessoas credenciadas testaram positivo, das quais apenas 150 eram estrangeiros e 33 atletas.

+Para além das medalhas, Olimpíada de Tóquio é histórica para o Brasil

“Nosso protocolo foi bem rigoroso. O Brasil não trouxe o vírus ao Japão. O Brasil não teve nenhum caso positivo durante os Jogos, o que é um motivo de orgulho para nós. E o Brasil não perdeu atletas por contato próximo nem em treinamento nem em competição, o que foi um problema para alguns outros países”, festejou a médica Beatriz Perondi.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Na preparação para os Jogos Olímpicos, o COB estabeleceu um rigoroso protocolo para evitar casos de covid-19. Todos os membros da delegação fizeram cinco testes antes de viajar e receberam a sugestão de se isolar nas duas semanas pré-embarque. No Japão, todos foram testados diariamente. Na bagagem, foram levados 6 mil testes de antígeno, 68 mil máscaras descartáveis, 2,4 mil máscaras N95, 2,4 mil máscaras do Time Brasil, 400 litros de álcool gel e 70 óculos de proteção.

A vacinação oferecida pelo COB aos atletas também ajudou no sucesso dos protocolos de segurança sanitária. Dos 317 atletas, 303 receberam a primeira dose (96%) e 259 (82%) foram completamente imunizados.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tóquio 2020