Siga o OTD

Tóquio 2020

Coroando a carreira, Pedro Barros conquista a prata no skate park

Referência do skate mundial, Pedro Barros se despede dos Jogos de Tóquio 2020 com uma prata no peito

Pedro Barros recebe a prata no skate park dos Jogos Olímpicos de Tóquio
Pedro Barros se despede de Tóquio com uma prata

De Tóquio – Uma despedida inesquecível do skate nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Na modalidade park, o Brasil fez história com Pedro Barros, uma lenda do esporte e que, agora, tem uma prata olímpica no vasto currículo. A final ainda teve Luizinho no quarto lugar e Pedro Quintas na oitava posição.

Debaixo de um sol infernal, o trio de brasileiros botou pra baixo e flertou com a possibilidade de um pódio inteiramente brasileiro. Contudo, o australiano Keegan Palmer deixou todos de queixos caídos com notas muito acima dos demais.

Cory Juneau, dos EUA, completou o pódio. Por muito pouco, Luizinho não conseguiu o bronze, ficando 0.99 atrás de Juneau.

Fato é que o skate estreou com tudo nos Jogos Olímpicos e promete ir muito além de Tóquio. A modalidade já está garantida para Paris-2024 e tem tudo para seguir em Los Angeles-2028.

+ Confira o Guia Olímpico do OTD

A classificatória

luizinho skate park jogos olímpicos de tóquio
Luiz Francisco bate na trave e termina no 4º lugar (Gaspar Nóbrega/COB)

Os 20 skatistas foram divididos em quatro baterias com cinco em cada. Os representantes brasileiros foram Pedro Quintas, Luiz Francisco e Pedro Barros. Os atletas tiveram três voltas de 45 segundos, sendo que a melhor nota entre as três é a que vale.

O primeiro a entrar em ação nos Jogos Olímpicos de Tóquio foi Pedro Quintas. Ele fez 59.55 na primeira volta, mas caiu na segunda. Pressionado, Pedro Quintas respondeu em alto nível e botou para quebrar: 79.02 e, praticamente, se garantiu entre os finalistas do skate park masculino

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Na sequência, Luizinho já veio muito forte. De cara, ele já mandou um 81.05 e seguiu na empolgação. Sua segunda volta foi a melhor da classificatória. Muito solto, Luiz Francisco fez 84.31, levantou a galera e pulou para a final sem nem precisar esperar pelas duas baterias seguintes.

Para coroar o skate park brasileiro, Pedro Barros fechou a classificatória com uma volta bem segura e tranquila: 77.14 e final garantida. Desta forma, Luizinho passou para a final no primeiro lugar, Pedro Quintas no terceiro e Pedro Barros no quarto lugar. Apenas o australiano Kieran Woolley se meteu entre os brasileiros e foi para final no segundo lugar.

A final

Apenas os oito melhores disputaram a decisão do skate park masculino. Três brasileiros, dois australianos, um americano, um porto-riquenho e um francês. De cara, Keegan Palmer, da Austrália, meteu um 94.04 que deixou todos os outros competidores atônitos. Uma nota impressionante e que já o colocou no pódio.

Pedro Quintas skate park jogos olímpicos de tóquio
Pedro Quintas foi bem na classificatória, mas ficou devendo na final (Gaspar Nóbrega/COB)

Daí em diante, o restante tentou de tudo para conseguir chegar perto. Pedro Quintas deu tudo na pista, acabou caindo nas três tentativas e ficou longe da disputa por medalhas. Pedro Barros foi o mais consistente, fez uma primeira volta bem segura e decisiva, já que o 86.14 foi suficiente para assegurar a prata.

Já Luizinho foi o última a cair na pista e por muito pouco não ficou com o bronze. Sua terceira e última volta foi a melhor, mas o 83.14 ficou 0.99 atrás de Cory Juneau.

Mais em Tóquio 2020