Siga o OTD

Tóquio 2020

Calderano estreia contra eslovaco, canadense ou croata no tênis de mesa

Brasileiro é quarto cabeça de chave e entra apenas na terceira rodada; primeira representante do país a competir é Jessica Yamada. Bruna Takahashi e Gustavo Tsuboi estreiam na segunda rodada

Chave do tênis de mesa Jogos Olímpicos tóquio
Calderano estreia somente na terceira rodada (Gaspar Nóbrega/COB)

Tóquio – A chave do tênis de mesa dos Jogos Olímpicos de Tóquio foi definida nesta quarta-feira (21), sendo assim os atletas do Brasil já conhecem o caminho que precisarão percorrer nos torneios individual e de equipes. Hugo Calderano, quarto cabeça, entra apenas na terceira rodada enfrentando ou o eslovaco Bojan Tokicm ou o canadense Jeremy Hazin, ambos vindos da primeira rodada, ou o croata Tomislav Pucarn (33°), que estreia na segunda rodada. Jessica Yamada será a primeira a competir, e Bruna Takahashi e Gustavo Tsuboi estreiam na rodada 2.

Hugo Calderano, atleta do Time Nissan, é o atual número sete do mundo. Bojan Tokic é o 66°, Jeremy Hazin ocupa a 156° colocação e Tomislav Pucarn é o mais bem posicionado entre os três, o 33° melhor do ranking. Nas oitavas de final, caso chegue, o brasileiro pode enfrentar o sul-coreano Jan Woojin, 12° do ranking. Nas quartas, podem estar no caminho o japonês Koki Niwa (17°) ou o alemão Dimitrij Ovtcharov (8°). Na semifinal, entre outros adversários, a chave tem o chinês campeão mundial e bicampeão olímpico Ma Long.

Yamada abre os trabalhos

Chave do tênis de mesa Jogos Olímpicos tóquio
Yamada enfrenta a número 87 do mundo (Gaspar Nóbrega/COB)

+ Entre um sonzinho e outro, Calderano faz últimos ajustes para fazer história

A primeira a estrear nos Jogos será Jessica Yamada, 142ª colocada no ranking mundial. Ela inicia a caminhada pela primeira rodada contra a suíça Rachel Moret, 87 do mundo. Se passar, encara a húngara Georgina Pota, 53ª do ranking. Bruna Takahashi e Gustavo Tsuboi estreiam na rodada 2. Bruna, número 48 do mundo, pega quem sair do confronto entre a egípcia Yousra Helmy e a francesa Yuan Jia Nan. Se passar, pega a sul-coreana Jeon Jihee, número 14 do mundo e sétima cabeça de chave. Tsuboi, número 25 do ranking, estreia contra o romeno Ovidiu Ionescu (56°) ou o australiano Xin Yan (221°). Se passar, enfrenta o nigeriano Quadri Aruna, número 21 do mundo.

RECEBA NOTÍCIAS NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

Equipes

Foram definidos também os adversários dos brasileiros no torneio de equipes, onde Vitor Ishiy e Carol Kumahara se juntam aos participantes do torneio individual. O Brasil é o cabeça de chave número 6 do masculino. Eles terão pela frente os sérvios nas oitavas de final. A equipe europeia ocupa a 42ª posição do ranking mundial. Caso passem, brigam por vaga na semi contra Coreia do Sul (4°) ou Eslovênia (18°). Desta forma, o Brasil se livra de enfrentar os três primeiros cabeças de chave (China, Alemanha e Japão) nas quartas de final, no jogo que carimba o passaporte para brigar por medalhas. Já as meninas terão um duro desafio logo de cara. Elas encaram a equipe de Hong Kong, que ocupa a quinta posição do ranking mundial. Caso ultrapassem, terão pela frente Egito (17°) ou Romênia (7°).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O sorteio da chave do tênis de mesa dos Jogos Olímpicos de Tóquio foi realizado nesta quarta-feira (21), e aconteceu de forma virtual pela primeira vez, como medida de precaução contra a disseminação da Covid-19. Os horários e as mesas serão divulgados ao longo do dia pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Tóquio 2020