Siga o OTD

Tóquio 2020

Yoshiro Mori renuncia e Comitê Organizador agora busca um substituto

Após a renúncia de Yoshirō Mori, Comitê Organizador busca um novo presidente. Nome do o ex-presidente da Federação Japonesa de Futebol, Saburo Kawabuchi, teria sido vetado pelo governo

Comitê Organizador de Tóquio 2020 terá que cortar gastas extras

Yoshirō Mori renunciou ao cargo de presidente do Comitê Organizador de Tóquio-2020 depois que seus comentários machistas geraram uma pressão global para que ele deixasse o cargo. A decisão foi comunicada em reunião do Conselho Executivo dos Jogos nesta sexta-feira. Agora é preciso encontrar um novo chefe a pouco mais de cinco meses da abertura. Candidato a substituí-lo, o ex-presidente da Federação Japonesa de Futebol, Saburo Kawabuchi, teria tido seu nome vetado.

Segundo a rede de TV Fuji News Network, o governo japonês temia causar mais reclamações ao nomear outro homem mais velho para a presidência do Comitê Organizador de Tóquio-2020. Kawabuchi tem 84 anos, um a mais do que Yoshirō Mori.

A promessa é que o nome do novo presidente do Comitê Organizador de Tóquio-2020 seja nomeado de forma rápida e transparante a fim de não causar grande impacto na preparação da cidade para receber os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Foi estabelecido um Comitê de Revisão de Candidatos, que terá representação igual de gênero, para supervisionar a nomeação do sucessor de Mori.

Os organizadores também anunciaram planos para estabelecer uma equipe de promoção da igualdade de gênero e aumentar o número de mulheres no Conselho Executivo de Tóquio-2020.

Mais em Tóquio 2020