Siga o OTD

Tóquio 2020

Mesa-tenista Hugo Calderano aprova nova data dos Jogos

Atual sétimo do mundo, Hugo Calderano já traça planos para sua segunda olimpíada, Tóquio 2020, adiada em razão do novo coronavírus

Hugo Calderano comemora na Hungria. Crédito: ITTF.
Hugo Calderano comemora na Hungria - Foto: Reprodução/ITTF

Hugo Calderano, sétimo colocado do ranking mundial de tênis de mesa, aprovou a nova data dos Jogos Olímpicos de Tóquio, revelada na segunda-feira (30) pelo Comitê Olímpico Internacional (COI): 23 de julho a 8 de agosto de 2021.

Na semana passada, a entidade confirmou o adiamento do evento em um ano por causa da pandemia do novo coronavírus. Calderano, de 23 anos, já havia assegurado sua vaga com a conquista da medalha de ouro individual nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em 2019 – na mesma competição, da qual saiu invicto, ele também foi campeão de duplas masculinas e levou o bronze por equipes.

“Difícil dizer se foi bom ou ruim em termos de performance, mas não vou ficar chateado com mais um ano de preparação. Acredito que outras modalidades, como atletismo e natação, sintam um impacto maior. No tênis de mesa, você precisa sempre ter regularidade, e para isso contam muito as partes mental, técnica e física. Então, acredito que não mudará muita coisa para mim em relação à preparação”, avaliou.

Hugo Calderano fará em Tóquio a sua segunda participação olímpica. A primeira, na Rio 2016, já lhe rendeu um resultado histórico: ocupando na ocasião o 56º lugar do ranking mundial, o carioca terminou o torneio individual na nona posição, igualando o melhor desempenho do Brasil na história.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Há quase duas semanas, Hugo está em isolamento na cidade de Ochsenhausen, na Alemanha, onde vive há pouco menos de seis anos e defende o Liebherr Ochsenhausen na Bundesliga de tênis de mesa. Até o início da tarde desta quarta-feira (1º), a Alemanha já registrou 67.366 casos da Covid-19, provocando 732 mortes.

Mesmo recluso, Hugo tem buscado maneiras de seguir com sua preparação da melhor forma possível.

“Nesse período, temos uma oportunidade de melhorar outras coisas, como na parte física e mental. Aqui, ainda não estamos em quarentena total, então podemos fazer algumas coisas fora de casa. Estou tentando usar o tempo da melhor forma possível para melhorar aspectos que não seriam possíveis em uma condição normal de treinamento”, afirmou.

Tênis de mesa paralisado

A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) suspendeu em 13 de março todo o calendário de competições internacionais pelo menos até o fim de abril. No último dia 29, no entanto, a entidade estendeu o prazo até 30 de junho, podendo ser reavaliado até lá.

Antes da decisão, a entidade já havia adiado o Campeonato Mundial por equipes do fim de março para 21 a 28 de junho, na Coreia do Sul. Entre as demais competições afetadas estão uma etapa Platinum do Circuito Mundial e quatro Pré-Olímpicos.

A Bundesliga, liga alemã de tênis de mesa, também havia tomado decisões importantes em virtude do coronavírus: cancelou a última rodada da fase de classificação, marcada para 13 de abril, e suspendeu os playoffs pelo menos até o dia 17 do mesmo mês. Ainda não há uma posição definitiva sobre as datas das semifinais e da final.

Calderano em ação pelo Liebherr Ochsenhausen Foto: Divulgação/TTBundesliga

Como os semifinalistas da liga já estavam definidos, o cancelamento da última rodada não provocou prejuízos às equipes. O Liebherr Ochsenhausen, time que Calderano defende, se classificou na terceira posição e enfrentará Borussia Düsseldorf na disputa por uma vaga na final. Do outro lado da chave está o duelo entre Saarbrücken-TT e Werder Bremen.

Mais em Tóquio 2020