Siga o OTD

Tóquio 2020

Após adiamento, Tóquio vira maior polo no Japão do coronavírus

Capital japonesa registra 41 novos casos nesta quarta-feira, maior crescimento desde o início da crise

Jogos Olímpicos Olimpíadas Paralimpíadas paralímpicos Tóquio 2020 baía
A capital japonesa é a cidade mais afetada do país com o novo vírus (Foto: Clive Rose/Getty Images)

Um dia após o anúncio do adiamento dos Jogos de Tóquio, a capital japonesa foi confirmada como o principal polo de casos do coronavírus no Japão, com 212 pessoas infectadas. Destes, 41 foram confirmados na quarta (25), o maior crescimento desde o início desta crise.

A capital japonesa apareceu pela primeira vez na liderança desse ranking negativo na terça-feira (24), quando somava 171 casos e acabou superando a ilha de Hokkaido, que apresentava, até então, 163 infectados.

A situação envolvendo a cidade de Tóquio resultou numa reação imediata por parte das autoridades. A governadora da capital, Yuriko Koike, reivindicou que a população permaneça em suas casas pelas próximas três semanas e classificou como “grave” a situação da cidade após o dia com o maior aumento de casos desde o início da doença.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Para evitar um excesso de infecções, a cooperação dos residentes de Tóquio é fundamental. Peço que você aja com um sentimento de crise”, declarou a autoridade.

Tóquio será sede dos próximos Jogos Olímpicos, que foram adiados oficialmente para 2021 na última terça-feira, após um acordo formalizado entre o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente do COI, Thomas Bach.

Ainda não foram confirmadas novas datas para o evento, apenas que serão realizados em 2021, no máximo até o verão, que no hemisfério norte acontece no meio do ano. Vale lembrar que apesar desta mudança na data, o evento seguirá chamando Tóquio 2020. 

Ao todo, o Japão soma 1.271 infectados e 44 mortes devido ao surto do coronavírus. Este número exclui os 712 casos e 10 mortos ocorridos em um cruzeiro marítimo ancorado no país.

Mais em Tóquio 2020