Siga o OTD

Tiro Esportivo

Hussein Daruich tem dia perfeito e fecha Mundial em 19º lugar

Hussein Daruich acerta todos os 50 pratos no segundo dia da qualificatória e fica no top-20 da fossa olímpica no Mundial

Hussein Daruich segura arma da fossa olímpica na Copa do Mundo Júnior de tiro esportivo. Jaison Santin
(Foto: Miriam Jeske/COB)

O brasileiro Hussein Daruich, de apenas 15 anos de idade, foi muito bem em sua primeira participação no Mundial Adulto de tiro esportivo. Ele teve uma atuação impecável nesta quinta-feira (24), no segundo dia de qualificatória da fossa olímpica, acertou todos os 50 pratos possíveis e terminou a prova na 19ª colocação, a apenas dois pontos de um lugar na final. Jaison Santin também teve 121 pontos acumulados e terminou em 24º. Os resultados são os melhores do Brasil nesta competição.

A qualificatória da fossa olímpica é dividida em dois dias, na qual os atletas atiram em 75 pratos no primeiro dia e em mais 50 no segundo. Hussein Daruich havia marcado 71 pontos no primeiro dia de disputas e aparecia na 51ª colocação. Ele deu um salto com o desempenho desta quinta-feira, ao acertar todos os alvos, e finalizou no top-20 entre 136 atletas que competiram na prova.

O paranaense de Guarapuava acumulou 121 acertos e ficou a apenas dois pontos de se colocar na briga pela final. Pelo regulamento, os seis melhores da qualificatória avançam à decisão. No entanto, sete atletas empataram na terceira colocação com 123 pontos e precisaram disputar um desempate para definir os classificados. O líder da eliminatória foi o eslovaco Marian Kovacocy, com 124 pontos.

Ainda adolescente, Hussein é um fenômeno do tiro esportivo brasileiro. Ele se destaca desde muito novo e, atualmente, é o líder do ranking brasileiro adulto da fossa olímpica. Entre diversas participações em competições internacionais, destaca-se a conquista da medalha de bronze na Copa do Mundo Júnior de Suhl, na Alemanha, no ano passado. Hussein também disputou os Jogos Sul-Americanos Assunção-2022.

Outros brasileiros

Entre os outros brasileiros em ação na disputa da fossa olímpica do Mundial de tiro esportivo, quem também teve um grande desempenho foi Jaison Santin. Depois de 72 acertos no primeiro dia, o atirador marcou mais 49 neste segundo, cometendo apenas um erro. Com o acumulado de 121 pontos, encerrou a participação na 24ª colocação. Emilson Menarim também melhorou sua posição, após 46 acertos no dia, e assim terminou em 128º lugar, com 108 pontos.

Por fim, entre as mulheres, Camilla Cosmoski foi a única representante brasileira. Ela encerrou a competição na 69ª colocação, com 104 pontos totais, tendo marcado 42 neste segundo dia. Alessandra Perilli, de San Marino, foi a líder da prova com 122 pontos, enquanto a taiwanesa Lin Yi Chun foi a última classificada para a final, com 119.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tiro Esportivo