Este sábado (15) foi o último dia de competições para jovens arqueiros do Brasil em Santiago do Chile. Lá, ocorreu o Sul-Americano da Juventude de tiro com arco, com Open, competição por equipes e duplas mistas. Assim, os atletas nacionais foram muito bem nas competições sub-15, sub-18 e sub-21, tanto no composto quanto no recurvo.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Não se perca nas contas de medalhas do Brasil das competições que se estenderam por toda essa semana na capital chilena. Pelo Open, foram oito medalhas, sendo três ouros, duas pratas e três bronzes. Isabelle Estevez e Melissa Bonatti fizeram dobradinha no Recurvo Feminino Sub-21, com ouro e prata, respectivamente.
Teve dobradinha também no Recurvo Feminino Sub-18, porém ouro e bronze de Sophia Medeiros e Julya Quintanilha. Ana Luísa Sousa conquistou o bronze no Composto Feminino Sub-18. Entre os garotos do Brasil, prata para Henrique Mezzacapa no Composto Masculino Sub-18 e bronze para Alex Kenzo no Recurvo Masculino Sub-18. O ouro veio com João Pedro Venturini, no Composto Masculino Sub-15.
Além disso, o Brasil somou mais seis medalhas nas competições coletivas por gênero ou duplas mistas. Ao todo, foram três ouros no Recurvo Masculino Sub-18, Recurvo Sub-21 Equipe Mista e Recurvo Sub-18 Equipe Mista. Ademais, teve prata Recurvo Masculino Sub-21 e Composto Sub-18 Equipe Mista e bronze para Recurvo Feminino Sub-18.
Resultados do sábado
Leonardo da Silva bateu André Forti na final do Recurvo Masculino Sub-21 por 6 a 2 e garantiu a dobradinha de ouro e prata para o Brasil. Já Isabelle Estevez superou a compatriota Melissa Bonatti por 7 a 1 no Recurvo Feminino para repetir a dobradinha do Open. Além disso, mais um ouro para um arqueiro nacional, Tim Fogliarini, que fez 6 a 5 (10/8) contra o boliviano Luca Herzog. A competição era pelo Recurvo Masculino Sub-18.
No entanto, teve derrota em final para o Brasil também. Sophia Medeiros, no Recurvo Feminino Sub-18, sucumbiu perante a argentina Amanda Chorvat, 6 a 5 (9/3), e ficou com a prata. Similarmente, Henrique Mezzacapa teve pontuação mais baixa do que o chileno Enrique Verdugo no Composto Masculino Sub-18. Com o placar de 145 a 135, o brasileiro somou mais uma prata.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Julya Quintanilha e Ana Luísa Sousa já tinham garantido o bronze no Recurvo Feminino Sub-18 e no Composto Feminino Sub-18, respectivamente. No total, são 22 medalhas para o Brasil: 8 ouros, 8 pratas e 6 bronzes de atletas que podem seguir o caminho de Marcus D’Almeida e Ana Luiza Caetano.