Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil leva quatro ouros por equipes no Parapan de tiro com arco

Brasil fatura quatro ouros, uma prata e um bronze nas disputas por equipes do Parapan de tiro com arco

Jane Karla Parapan tiro com arco
Jane Karla faturou um ouro e um bronze na disputa por equipes (Foto: Divulgação)

O Brasil conquistou quatro medalhas de ouro na disputa por equipes do Campeonato Parapan-Americano de tiro com arco, em Santiago, no Chile, nesta quinta-feira (24). Foram duas no arco composto open, com o time formado por Jane Karla e Helena de Moraes, e o time masculino com Reinaldo Vagner Ferreira e Diogo Souza. As outras vieram no W1 masculino, com Hélcio Perilo e Eugênio Franco, e no recurvo masculino, com Luciano Rezende e Heriberto Roca. O país ainda levou uma prata e um bronze.

+ Jéssica Messali leva o bronze no Mundial de paratriatlo

Líder da fase de ranqueamento, o time masculino de arco composto entrou na disputa já na semifinal. Contra o Canadá, a equipe venceu por 146 a 134. Na final, teve um adversário muito mais duro, os Estados Unidos e conseguiu uma grande virada. O Brasil ficou atrás do placar nos três primeiros sets e conseguiu a virada no último, vencendo por uma diferença de um ponto: 151 a 150.

Apenas quatro equipes disputaram o mata-mata do torneio por equipes femininas do arco composto feminino. Segundo colocado na fase de ranqueamento, o Brasil bateu o México na semifinal por 143 a 135. Já na final, teve pela frente uma surpresa: o Chile, que derrotou os Estados Unidos na semi. Jane e Helena foram perfeitas na decisão e venceram com folga, por 147 a 124.

Quem precisou vencer apenas um combate para levar o ouro foi o time masculino da categoria W1. Hélcio Perilo e Eugênio Franco ficaram em primeiro lugar no ranqueamento e, como o torneio tem apenas três equipes, eles se garantiram de forma direta na final. Por lá, enfrentaram os Estados Unidos e foram superiores, vencendo por 143 a 133.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No recurvo masculino, Luciano Rezende e Heriberto Roca venceram o México e os Estados Unidos, ambos na flecha desempate, para ficar com o ouro. Já na disputa mista, Luciano Rezende e Tércia Figueredo perderam para os Estados Unidos, por 6 a 2. O Brasil ainda levou um bronze no Parapan de tiro com arco, com Jane Karla e Reinaldo Vagner no arco composto open.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia