Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Gustavo Mendes Araujo leva ouro no Parapan de tiro com arco

Dominante, Gustavo Araújo fatura a medalha de ouro na VI do Parapan-Americano de tiro com arco

Gustavo Araújo Parapan-Americano de tiro com arco
Gustavo Araújo comemora primeira medalha de ouro internacional (Foto: World Archery)

O brasileiro Gustavo Mendes Araújo conquistou a medalha de ouro na classe VI (deficientes visuais) no Parapan-Americano de tiro com arco, em Santiago, no Chile, nesta sexta-feira (25). Fazendo sua primeira competição internacional, ele precisou vencer dois combates para levar o título. Eugenio Franco ainda levou um bronze no W1 e o país garantiu três finais individuais na competição.

+ Brasil leva quatro ouros por equipes Parapan-Americano de tiro com arco

Apenas quatro atletas participaram da disputa do VI no Campeonato Parapan-Americano de tiro com arco, sendo que Gustavo Araújo foi o único brasileiro. Ele foi o melhor atleta da fase de ranqueamento e sobrou nos combates. Na semi, bateu o chileno Luis Silva por 6 a 0 (19-15, 14-1, 17-3). Na final, ganhou do mexicano Misael Ruiz pelo mesmo placar (23-12, 25-16 e 14-3).

“Lutei muito para estar aqui neste momento. Foi um longo caminho e trabalhei por seis anos para chegar até hoje. Estou muito grato por vir ao meu primeiro campeonato internacional e vencer. Estamos mostrando o poder que as pessoas com deficiência visual têm de superar qualquer obstáculo”, disse o campeão após a vitória. No tiro com arco, os atletas com deficiências visuais usam miras táteis para ajudá-los a mirar no alvo e são auxiliados por guias.

Gustavo Araújo Parapan-Americano de tiro com arco
Gustavo Araújo sorri e comemora vitória com sua guia, que usa óculos e está de braços erguidos (Foto: World Archery)

A outra medalha assegurada pelo Brasil neste dia foi com Eugenio Franco, no W1. Segundo atleta da fase de ranqueamento, ele bateu o estadunidense Lucas Herro por 130 a 127 na primeira rodada e caiu na semi diante de Jason Tabansky, também dos EUA, por 128 a 115. Na disputa pela medalha, bateu o mexicano Jaime Solis por 126 a 114.

Finais

Três finais também foram garantidas no Parapan. Ainda na classe W1, Hélcio Perilo é um dos finalistas. Ele foi o melhor do ranqueamento e entrou no mata-mata de forma direta na semifinal, vencendo Jaime Solis por 126 a 123. Na final, ele terá Jason Tabansky pela frente. Vale destacar que Hélgio e Eugenio, juntos, levaram a medalha de ouro na prova por equipes.

No arco composto masculino, Diogo de Souza entrou de forma direta nas oitavas de final, por ter sido o quarto colocado do ranqueamento, e venceu o salvadorenho Ever Lemus por 139 a 131. Depois, ele bateu o costarriquenho Diego Quesada por 143 a a 140. Na semi, ganhou do colombiano Cristian Alvaran na flecha desempate, após empate em 138 a 138. Na final, o brasileiro terá pela frente o estadunidense Douglas Godfrey.

Jane Karla Parapan tiro com arco
Jane Karla já tem duas medalhas neste Parapan (Foto: Arquivo/Divulgação)

Já no arco composto feminino, Jane Karla sobrou para chegar a mais uma final na carreira. Número 1 do ranqueamento, entrou de forma diretas nas quartas e venceu a colombiana Yasneide Acosta por 142 a 135. Na semi, ganhou da norte-americana Erev King por 139 a 131. Na finalíssima, terá pela frente a chilena Mariana Zuñiga.

Outros resultados

Quem ficou no quase por uma medalha foi Heriberto Roca. Quinto no ranqueamento, ele venceu o cubano Ariel Hernandez e o guatemalteco Juan Blas Fernández, mas caiu na semifinal para o norte-americano Kevin Mather. Na disputa pelo bronze, perdeu para Eric Bennet, também dos EUA, por 6 a 4. Também no recurvo, Luciano Rezende caiu nas quartas de final, enquanto Francisco Cordeiro parou nas oitavas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Terceiro melhor atleta do ranqueamento, Reinaldo Vagner foi eliminado logo em sua estreia no arco composto, perdendo para o canadense Robert Cox. No recurvo feminino, Tércia Figueredo parou nas quartas de final sendo derrotada pela norte-americana Candice Caesar. No composto feminino, Eniluci Helene e Helena de Moraes pararam nas quartas.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia