Siga o OTD

Tiro com Arco

Marcus D’Almeida em 5º no ranqueamento do Pan

Marcus Vinicius D’Almeida ficou em 5º lugar na fase de ranqueamento do Pan-Americano de tiro com arco, em Santiago, no Chile

Marcus D'Almeida Copa do Mundo de tiro com arco Paris e Pan de tiro com arco
Marcus D'Almeida conquistou o título da Copa do Mundo de Paris neste ano (Foto: World Archery)

Começou nesta terça-feira (22) o Campeonato Pan-Americano de tiro com arco, em Santiago, no Chile, com as disputas da fase de ranqueamento. Os principais destaques brasileiros foram Marcus Vinicius D’Almeida, que ficou em quinto lugar no recurvo masculino, e Ane Marecelle dos Santos, que foi a sexta no feminino.

+ Marcus D’Almeida e Ane Marcelle são campeões brasileiros no recurvo

Marcus D’Almeida marcou 669 pontos e foi o quinto colocado na fase de ranqueamento. Ele acertou 30 flechas no dez, sendo seis na mosca. Assim, o vice-campeão mundial se garantiu de forma direta na terceira fase do mata-mata e precisará vencer quatro duelos para chegar na final. O adversário de estreia virá do confronto entre o dominicano Heriberto Jimenez (37º) e o venezuelano Ricardo Vasquez (28º).

Outros brasileiros no recurvo masculino, Matheus Ely, Matheus Gomes e Gustavo Paulino disputarão os combates a partir da segunda fase. Na fase de ranqueamento, Ely foi o 20º, com 648 pontos; Gomes ficou em 25º, com 641 pontos; e Paulino foi o 38º, com 620. Eles enfrentarão o virginense Gerard Mike (45º), o peruano Bruno Villa (40º) e o argentino Mario Jajarabilla (27º), respectivamente.

O líder da fase de ranqueamento masculina foi o mexicano Matias Grande, com 682 pontos, seguido pelo colombiano Jorge Noreña, com 679 pontos. Noreña foi o algoz de Marcus na final dos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022, quando derrotou o brasileiro e levou o ouro na competição. O cubano Hugo Franco e o virginense Nicholas D’Amour marcaram 677 cada.

Na disputa por equipes, o Brasil ficou em quinto lugar na classificação no recurvo masculino, com 1958 pontos, e vai enfrentar Bermuda nas oitavas de final.

Bom começo no feminino

O Brasil teve um bom desempenho no ranqueamento do arco recurvo feminino, com duas brasileiras no top 10. Ane Marcelle dos Santos foi a sexta colocada, com 626 pontos, enquanto Ana Luiza Caetano terminou na sexta posição, com 624. Sara Nikitin foi a 11ª colocada (620), enquanto Ana Machado terminou na 17ª posição (600).

Ane e Ana Luiza entraram direto nas oitavas de final da competição. Ane Marcelle enfrenta a vencedora do confronto entre a boliviana Gabriella Arredondo (38º) e a peruana Alexandra Zavala (27º). Ana Luiza pega a ganhadora da partida entre a porto-riquenha Alondra Rivera (26º) e a boliviana Mayte Paredes (39º). As outras brasileiras estreiam na rodada anterior. Sarah Nikitin enfrenta Goddess George (54º) das Ilhas Virgens, enquanto Ana Machado joga contra a panamenha Miriam Gonzalez (48º).

Na disputa por equipes, o Brasil terminou em terceiro lugar, com 1870 pontos, atrás de Estados Unidos e México. As brasileiras começam a campanha nas oitavas de final contra a Argentina, que ficou em 10º lugar no ranqueamento.

Composto

Já no arco composto, prova que é disputada em Jogos Pan-Americanos, mas não nas Olimpíadas, Larissa Oliveira ficou em 12º no ranqueamento feminino, com 689 pontos. Eiry Nisi foi a 17ª, com 683 pontos, enquanto Alexandra Silva ficou em 22º, com 674, e Camila Harada, em 28º, com 664. A líder foi a colombiana Sara Lopez, com 706 pontos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na disputa por equipes, o Brasil ficou em sexto no composto feminino, com 2046 pontos e terá o Panamá (11º) pela frente nas oitavas de final.

Vale destacar que, em paralelo às disputas do Pan de tiro com arco convencional, também será realizado o Campeonato Parapan-Americano, com as provas paralímpicas da modalidade. Os eventos darão vagas para os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2023, que também acontecerão em Santiago, no Chile.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Tiro com Arco