Siga o OTD

Tiro com Arco

Após ano fantástico, Marcus D’Almeida quer subir ainda mais

Vice-campeão Mundial e nono nos Jogos Olímpicos, Marcus D’Almeida se recolocou entre os melhores do mundo e quer ainda mais em 2022

marcus d'almeida brasileiro tiro coma rco
(Instagram/diparadalmeida))

O ano de 2021 de Marcus D’Almeida foi simplesmente fantástico. Maior nome do tiro com arco do Brasil na história, o atleta voltou a figurar entre os primeiros do ranking mundial ao fim da temporada. Isso aconteceu porque Marcus conseguiu resultados históricos para o país na modalidade.

“2021 foi um ano fantástico. Todas as provas que eu fiz eu fiquei no Top10. Fui o nono na Olimpíada de Tóquio, venci o campeão mundial, fiquei com o vice no Mundial. Voltei para as cabeças, sou o sétimo no ranking mundial, estou onde eu sempre quis e agora eu quero mais. Sei que agora é mais difícil, porque a diferença entre as posições é menor, e para tirar essa diferença eu vou precisar medalhar em etapas da Copa do Mundo. A cada competição vai ser mais difícil, mas isso é mais legal porque mostra que eu estou mais pronto e preparado”.

-Martine chama bicampeonato olímpico de superação da superação

As conquistas e o tamanho dos feitos, no Mundial e nos Jogos Olímpicos, fez com que Marcus D’Almeida fosse, mais uma vez, eleito o melhor atleta do tiro com arco do país em 2021, a sexta vez na carreira do arqueiro de 23 anos. “Significa muito trabalho duro e que estou no caminho certo, escrevendo essa história tão bonita na minha carreira e na história do tiro com arco. Estou muito feliz, esse título representa ser o melhor do Brasil mas esse ano eu também fui o vice-campeão mundial, faltou pouco para o Brasil ser o melhor do mundo. Esse troféu representa muito na minha carreira”.

Marcus D'Almeida tiro com arco tóquio 2020 Mundial de tiro com arco
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Marcus D’Almeida terminou no 9º lugar (Divulgação/World Archery)

O futuro

Pela forma como terminou o ano de 2021, podemos dizer que Marcus D’Almeida vive o melhor momento da sua carreira. Isso, somado ao ciclo olímpico mais curto até Paris, faz com que o brasileiro já se prepare para os próximos desafios de 2022.

“Eu não vejo com muita diferença (em ter um ciclo menor), até porque eu terminei o ano bem. Ano que vem tenho quatro etapas de Copa do Mundo, teremos os Jogos Sul-Americanos, os jogos Pan-Americanos. Teremos aquele primeiro degrau para começar a caminhada para os Jogos Olímpicos. Acho que seria diferente ou estranho se não tivesse nada e do nada já estivesse na Olimpíada. Como não tem, você meio que aquece durante o ciclo”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Visando o caminho até Paris, Marcus D’Almeida não esconde que algumas coisas que aconteceram em 2021 o mitvam ainda mais. Além delas, outras coisas, que vão mudar um pouco a rotina do atleta em 2022, também o deixam otimista para os próximos anos de sua carreira.

“Primeiro o Mundial. Eu ganhei do número 1 do mundo. Depois, as mudanças. Eu tenho um técnico novo chegando, que treinava a seleção inglesa e saiu de lá para vir para cá, estou muito alinhado com o meu preparador físico, com a minha nutricionista, minha psicóloga e eu nunca me senti tão preparado. A vida demora para você entender o que você quer, o que você procura e eu achei uma boa parte disso”.

Mais em Tiro com Arco