Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jane Karla volta após 14 meses e estabelece o novo recorde brasileiro

Após período afastada das competições por conta da pandemia, Jane Karla estabelece o novo recorde brasileiro do tiro com arco paralímpico

Jane Karla é vice campeã no Torneio round 1440 Villa de Madrid
Acervo pessoal

O que você faria se voltasse a competir depois de 14 meses parado? Jane Karla, do tiro com arco paralímpico, voltou para as competições depois de mais de um ano esbalecendo o novo recorde brasileiro e “quase” mundial. Na etapa do Campeonato Português, a brasileira conseguiu 699 dos 720 pontos possíveis e quebrou a própria marca, que era de 695.

-Atleta infectado por Covid será afastado, mas poderá ganhar medalha em Tóquio

Jane Karla já era a recordista brasileira e mundial do tiro com arco paralímpico e decidiu voltar a competir “atualizando” a marca. Em uma das etapas do campeonato nacional de Portugal, país onde a brasileira mora, Jane terminou a competição ao ar livre com uma total de 699 dos 720 pontos possíveis. Com isso, a representante do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio melhorou sua marca em quatro pontos e estabeleu um novo recorde brasileiro da modaliade.

Jane Karla
Acervo pessoal

“Ela sonhou que faria 700 pontos. Está muito feliz com a nova marca, mas ficou meio assim de não ter sido com 700. Mas a Jane Karla tem alguma coisa com o número nove. Outras vezes ela já quebrou o recorde mundial e, na maioria das vezes tinha o nove. Talvez na próxima vez seja com 709, quem sabe né?”, comentou Joachim Gogel, marido da atleta, em contato com a reportagem do OTD.

“Quase” recorde mundial

A nova marca de Jane Karla é o novo recorde brasileiro e não será o novo recorde mundial. Apesar da marca feita em Portugal ser maior que a melhor do planeta, que é de 595 da italiana Maria Andrea Virgilio, o Campeonato Português não foi enquadrado pela federação internacional de tiro com arco e como um torneio de nível mundial por isso a marca não foi validada como a melhor do mundo.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Como para ser reconhecido como novo recorde brasileiro as marcas precisam ser feitas em torneios oficiais, como é o Português de tiro com arco, Jane Karla retornou para as competições estabelecendo o novo recorde nacional de sua prova.

Mais em Paralimpíada Todo Dia