Siga o OTD

Tiro com Arco

Equipes mistas do Brasil levam ouro no Pan e duas pratas no Parapan

Marcus D’Almeida e Ane Marcelle são ouro no Pan de tiro com arco; Andrey Castro/Anne Xavier e Fabiola Dergovics/Heriberto Roca foram prata no Parapan

ane marcelle marcus d'almeida campeonato pan-americano de tiro com arco equipe mista
World Archery

O Brasil conquistou suas primeiras medalhas em Monterrey, no México, nas disputas mistas por equipes. No Campeonato Pan-Americano de tiro com arco, Marcus D’Almeida e Ane Marcelle dos Santos ganharam a medalha de ouro no recurvo, enquanto no Parapan foram duas pratas com Fabiola Dergovics e Heriberto Roca no recurvo e Andrey Castro e Anne Xavier no composto.

No recurvo misto do Pan de tiro com arco, Marcus D’Almeida e Ane Marcelle dos Santos avançaram para o mata-mata em segundo lugar depois de somar 1305 pontos na qualificação, apenas um atrás da Colômbia. Na caminhada até a final, as vitórias foram sobre Equador nas quartas e Argentina na semi, enquanto os colombianos passaram por República Dominicana e Cuba para chegar à decisão.

ane marcelle marcus d'almeida campeonato pan-americano de tiro com arco

Na disputa da medalha de ouro, Marcus D’Almeida e Ane Marcelle dos Santos enfrentaram Valentina Contreras e Santiago Arcila. Depois de um empata em 37 a 37 no primeiro set, os brasileiros venceram os dois seguintes por 39 a 36 e 37 a 30 para conquistar a medalha de ouro com a vitória por 5 a 1. Vale lembrar que cada set vale dois pontos no tiro com arco.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

No recurvo misto do Parapan de tiro com arco, que contou com apenas três participantes, o Brasil foi direto à final depois de ter ficado em primeiro lugar na qualificação com 1191 pontos. Assim, esperou por seu adversário na decisão, que foi a Colômbia após vencer o México por 6 a 0 na semifinal.

Fabiola Dergovics e Heriberto Roca

Na decisão, Fabiola Dergovics e Heriberto Roca fizeram uma disputa acirradíssima contra Kathia Valdez e Samuel Molina. Os mexicanos venceram o primeiro set por 31 a 29, mas os brasileiros deram o troco no segundo por 31 a 24.

Kathia Valdez e Samuel Molina voltaram à liderança ao fazer 38 a 31, mas Fabiola Dergovics e Heriberto Roca empataram de novo ao vencer o quarto set por 35 a 34. Com o quatro a quatro no placar (cada sete vale dois pontos), a decisão foi para a flecha de ouro.

Os brasileiros fizeram 15 pontos e os mexicanos também, mas o país da América do Norte acabou vencedor porque conseguiu o tiro de valor mais alto: nove contra oito.

Andrey Castro e Anne Xavier

No arco composto do Parapan de tiro com arco, o Brasil ficou em segundo lugar na qualificação com 1305 pontos, atrás do México, que somou 1323. Com isso, o adversário de Andrey Castro e Anne Xavier na semifinal foi a Colômbia, derrotada pelos brasileiros por 150 a 142.

Na decisão, a disputa foi equilibrada contra o México, mas Lia Sanchez e Omar Echeverria conquistaram a medalha de ouro ao vencer por 141 a 138.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tiro com Arco