Siga o OTD

Tiro com Arco

Brasil é ouro por equipes no masculino e bronze no feminino no Pan-Americano

Marcus D’Almeida, Marcelo Costa e Bernardo Oliveira conquistaram a medalha de ouro por equipes no Pan-Americano de tiro com arco; Time feminino foi bronze

equipe masculina e feminina do arco recurvo medalhistas no campeonato pan-americano de tiro com arco
World Archery

Marcus D’Almeida, Marcelo Costa e Bernardo Oliveira garantiram nesta quinta-feira a medalha de ouro por equipes no Campeonato Pan-Americano de tiro com arco, que está sendo disputado em Monterrey, no México. Os brasileiros venceram os donos da casa na semifinal e a Colômbia na final para conquistar o título. No feminino, Ane Marcelle dos Santos, Ana Machado e Marina Canetta conquistaram a medalha de bronze.

Foi a segunda medalha de ouro do Brasil no Campeonato Pan-Americano, já que, na véspera, Marcus D’Almeida e Ane Marcelle dos Santos foram campeões da equipe mista.

Com 1953 pontos obtidos na terça-feira, Marcus D’Almeida, Marcelo Costa e Bernardo Oliveira ficaram em primeiro lugar na qualificação, avançando direto para a semifinal, fase em que enfrentaram os mexicanos Angel Alvarado, Luis Alvares e Carlos Rojas, que tinham eliminado nas quartas de final o Chile de Andrés Aguilar, Juan Navarro e Ricardo Pedraza por 6 a 0 (56/55, 56/48 e 56/54).

Contra o México, o Brasil não teve dificuldades para vencer e garantir vaga na final com parciais de 54/47, 53/50 e 53/52. Na disputa pela medalha de ouro, a adversária foi a Colômbia, segunda colocada na classificação com 1950 pontos, que eliminou a Guatemala nas quartas e Cuba na semifinal.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Na final contra os colombianos Santiago Arcila, Jorge Antonio Noreña e Daniel Pineda, Marcus D’Almeida, Marcelo Costa e Bernardo Oliveira venceram o primeiro set por 56 a 48, mas perderam o segundo por 55 a 52. Os brasileiros voltaram a frente no terceiro ao fazer 55 a 51 e fecharam o jogo no quarto com 53 a 52 para ganhar a medalha de ouro.

FEMININO

Ane Marcelle dos Santos Campeonato Pan-Americano de tiro com arco

Na disputa feminina, Ane Marcelle dos Santos, Ana Machado e Marina Canetta ficaram em quarto na qualificação com 1868 pontos e enfrentaram Cuba, representada por Riacelis Norbert, Elizabeth Rodriguez e Maydenia Sarduy, nas quartas de final. A vitória por 6 a 0 com parciais de 54/53, 54/51 e 49/43 classificou o Brasil para a semifinal.

Na luta por uma vaga na final, o adversário do Brasil foi o favorito México, da campeã individual dos Jogos Pan-Americanos, Alejandra Valencia, além de Aida Roman e Ana Vazquez. Depois de perder os dois primeiros sets por 49/46 e 55/47, Ane Marcelle dos Santos, Ana Machado e Marina Canetta reagiram, venceram o terceiro por 52/48 e, na sequência, empataram o duelo com 53/49.

Com o empate, a decisão de qual time se classificaria para a final foi feita na flecha de ouro. Cada integrante do time atira uma vez contra o alvo e vence quem somar mais pontos. O México fez 24 contra 19 do Brasil e se classificou para a disputa do ouro.

Com isso, Ane Marcelle dos Santos, Ana Machado e Marina Canetta foram para a decisão da medalha de bronze contra as canadenses Stephanie Barrett, Tania Edwards e Mariessa Pinto, que perderam por 5 a 3 para a Colômbia na semifinal com parciais de 52/49, 51/51, 48/51 e 47/44.

Na disputa pelo bronze, o Canadá saiu na frente por 50/49, mas as brasileiras empataram ao vencer o segundo set por 54/52 e viraram no terceiro ao fazer 52/49. Para garantir o lugar no pódio, Ane Marcelle dos Santos, Ana Machado e Marina Canetta repetiram no quarto set o placar do terceiro e conquistaram o terceiro lugar. Na decisão do ouro, o México derrotou a Colômbia por 6 a 2 e confirmou seu favoritismo.

DISPUTAS INDIVIDUAIS

Depois das medalhas conquistadas por equipes, os brasileiros foram para as disputas individuais do arco recurvo. Os únicos a não participar foram Marcelo Costa e Ana Machado, eliminados na véspera.

No masculino, Marcus D’Almeida e Bernardo Oliveira avançaram até a semifinal e vão disputar medalhas no domingo, quando acaba o Campeonato Pan-Americano. Para chegar entre os quatro melhores, ambos tiveram que vencer dois confrontos nesta quinta-feira.

Marcus D’Almeida passou por André Pila, da Colômbia, e por Nicholas D’Amour, de Ilhas Virgens, e vai enfrentar na semifinal o chileno Andrés Pedraza. Já Bernardo Oliveira eliminou Angel Alvarado, do México, Andrés Aguilar, do Chile, e terá pela frente por uma vaga na decisão o colombiano Santiago Arcila.

No feminino, Marina Canetta foi eliminada nas oitavas de final pela canadense Stephanie Barrett, enquanto Ane Marcelle dos Santos superou Virginie Chernier, também do Canadá, mas, nas quartas de final, levou a virada da colombiana Maira Spúlveda depois de estar vencendo por 4 a 0 e perdeu por 6 a 4.

Eliminadas do Campeonato Pan-Americano, as brasileiras se concentram agora na disputa do Pré-Olímpico das Américas, que terá suas finais disputadas sexta e sábado. Na qualificação, Ane Marcelle dos Santos foi quem teve o melhor resultado entre todas as participantes da seletiva para os Jogos.

No masculino, ninguém disputa vaga olímpica, já que a competição é apenas para países que não tem lugar garantido em Tóquio e Marcus D’Almeida já está entre os 197 brasileiros que carimbaram passaporte para os Jogos.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tiro com Arco