Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Tiro com arco será a novidade no Parapan de Santiago-2023

Essa notícia pode ser considerada positiva para o Brasil, pois Jane Karla Gogel é um dos principais nomes do esporte e é a atual recordista mundial indoor do composto feminino.

O Tiro com Arco está de volta ao programa dos Jogos Parapan-Americanos. A APC (Comitê Paralímpico das Américas) divulgou nesta quarta-feira (16) as modalidades que farão para da edição de Santiago-2023. Essa notícia pode ser considerada positiva para o Brasil, pois Jane Karla Gogel, atleta do Time Nissan, é um dos principais nomes do esporte é a atual recordista mundial indoor do composto feminino, com 582 pontos
Jane Karla foi campeã Parapan-Americana no tiro com arco em Toronto-2015 (World Archery/Divulgação)

O Tiro com arco está de volta ao programa dos Jogos Parapan-Americanos, depois de ter ficado fora do programa em Lima-2019. A APC (Comitê Paralímpico das Américas) divulgou nesta quarta-feira (16) as modalidades que farão parte da edição de Santiago-2023. Essa notícia pode ser considerada positiva para o Brasil, pois Jane Karla Gogel, atleta do Time Nissan, é um dos principais nomes do esporte é a atual recordista mundial indoor do arco composto feminino.

+ Meirycoll Duval, Daniel Rodrigues e Many campeões da Supercopa

Em contato com a reportagem do Olimpíada Todo Dia, Jane Karla ficou feliz com a informação. “Na verdade estou recebendo essa notícia agora por você. Fico muito feliz pela notícia, pois o Parapan é um evento muito importante antes das Paralimpíadas. Estou bem contente mesmo que nossa modalidade foi incluída novamente”, disse a arqueira.

+ Seleção paralímpica encerra período de treinos na altitude

Com 582 pontos de 600 possíveis, Jane Karla registrou a melhor marca mundial pela última vez no dia 19 de janeiro de 2020, em Nimes, na França. A brasileira alcançou o feito pela primeira vez em novembro de 2019, em Strassen, Luxemburgo, quando fez 575 pontos e superou a italiana Maria Andrea Virgilio, antiga recordista, com 572. Antes de atingir o número atual, ela chegou a fazer 577 em dezembro de 2019, em Roma, na Itália.

A importância do Parapan

Jane Karla é a atual campeã Parapan-Americana no Tiro com Arco (World Archery/Divulgação)
Jane Karla é a atual campeã Parapan-Americana no Tiro com Arco (World Archery/Divulgação)

Atual campeã, Jane Karla ganhou a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015. O tiro com arco regressa em Santiago-2023 ao lado de outras 16 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo (estrada e pista), futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, judô, natação, parabadminton, parataekwondo, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e tiro esportivo.

A arqueira destacou a relevância do retorno do esporte aos Jogos Parapan-Americanos. “Fiquei triste por ele ter ficado fora do Parapan de Lima porque é uma modalidade tradicional e em crescimento. Esse evento é importante pela vivência de poder disputar e viver uma competição muito próxima do que é uma Paralimpíada. Além de ser o local em que se disputa a tão sonhada vaga para os Jogos Paralímpicos”, comentou Jane Karla.

+ Poliana Sousa herda prata do Parapan após doping de rival

“O IPC (Comitê Paralímpico Internacional) analisou inscrições de um total de 23 esportes paralímpicos em relação a uma variedade de critérios, como conformidade antidopagem, oportunidades de competição nas Américas e números de participação. As modalidades selecionadas nos dão confiança em um programa robusto que reflete os esportes paralímpicos mais populares na nossa região”, comentou Júlio César Ávila, presidente do APC.

Prosseguindo com o tema, o CEO de Santiago-2023, Felipe De Pablo, se disse contente com as definições. “Estamos totalmente satisfeitos com o programa de esportes dos Jogos Parapan-americanos. É muito atraente para os competidores e espectadores. Trabalhamos nesses Jogos da mesma forma que nos Jogos Pan-Americanos. replicando cada ação para ambas as competições”.

Jogos Paralímpicos de Tóquio

Jane Karla garantiu uma vaga para o Brasil no tiro com arco nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2021, por meio do Campeonato Mundial de 2019, quando terminou na sexta posição. Como a vaga foi conquistada para o país, a arqueira ainda aguarda uma confirmação. Garanti a vaga para Brasil mas ainda aguardo confirmação. Estou com uma preparação firme e intenso e espero chegar em Tóquio em boa forma”, relatou.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Tenho o sonho de ganhar uma medalha e trabalho diariamente com esse foco. Ainda não temos certeza sobre os campeonatos em 2021. Mas, de 21 a 29 de Março, fui convocada para Parapan-Americano, em Monterrey, México. Espero que possamos voltar para uma situação normal diante desta pandemia para que, de novo, possamos participar de vários campeonatos no ano que vem”, concluiu Jane Karla.

Mais em Paralimpíada Todo Dia