Siga o OTD

Tiro com Arco

Copa do Mundo é cancelada por conta do coronavírus

Por conta da pandemia e pelos países estarem em estágios diferentes no controle dos casos, a entidade decidiu pelo cancelamento da edição de 2020. Contudo, o resultado de pequenos eventos da modalidade será levado em consideração para o ranking mundial a partir de setembro

World Archery
Entidade seguiu o pedido da maioria das federações e cancelou a temporada de 2020 da Copa do Mundo (World Archery/Divulgação)

Nesta quarta-feira (15), a World Archery (Federação Internacional de Tiro com Arco) cancelou seu circuito de competições anuais na temporada de 2020. Com isso, a Copa do Mundo, que tinha programado quatro etapas entre abril e setembro, não acontecerá. Mesmo com a decisão, a organização reconhecerá eventos para o ranking mundial a partir de 1º de setembro.

Desde a paralisação das competições, em março, a World Archery estudou formas e entrou em contato com as confederações locais para encontrar maneiras de retomar as competições com seguranças ainda em 2020.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Mais da metade das federações locais preferiu que a temporada fosse cancelada. Enquanto apenas 30% das equipes disseram que eram capazes de viajar para os possíveis locais de eventos, levando em consideração as restrições atuais e esperadas de saúde. Isso impossibilitou a realização de uma série verdadeiramente internacional de torneios.

No entanto, ficou claro a partir da pesquisa de equipes e durante conferências com atletas e treinadores que há um apetite significativo por competições de alto nível em 2020.

Mudança no ranking mundial

Para facilitar isso, a World Archery abrirá o ranking mundial em 1º de setembro de 2020 por um período de transição que deve durar até 1º de abril de 2021. Durante esse período, novos rankings podem ser adicionados, mas nenhum ponto no ranking será depreciado. Quando o período de transição terminar, o período de hiato será descontado do cálculo da depreciação.

+ Jogos Olímpicos da Juventude de 2022 são adiados para 2026

Isso protegerá os atletas que atualmente não podem competir, mas permitirá que pequenos eventos internacionais ocorram, se realizados com segurança sob as diretrizes locais de saúde e atendidos de acordo com os requisitos publicados.

O Presidente da World Archery, Ugur Erdener, disse: “Os atletas estiveram no centro de nosso trabalho para retornar às competições internacionais. O bem-estar deles é nossa prioridade absoluta e, embora saibamos que os eventos podem ser realizados com segurança, restrições contínuas significam que muitos seriam excluídos de qualquer torneio de nível mundial. Vamos agora incentivar a hospedagem progressiva de eventos internacionais menores como parte de uma campanha para colocar a competição de arco e flecha em funcionamento novamente, para que, na próxima temporada, o calendário possa voltar ao normal”.

Mais em Tiro com Arco