Siga o OTD

Tênis de Mesa

Victoria Strassburger e Leo Iizuka furam o quali do WTT Rio

Victoria Strassburger e Leo Iizuka vencem mais uma no Rio e vão à chave principal de um WTT Contender pela primeira vez

Leonardo Iizuka ergue os braços com o Cristo Redendor atrás em comemoração no WTT Contender do Rio de Janeiro
(Foto: Abelardo Mendes Jr./OTD)

Novatos na chave principal! Os brasileiros Leonardo Iizuka e Victoria Strassburger, de 18 anos, venceram suas respectivas partidas nesta quarta-feira (22) e furaram o qualifying do WTT Contender do Rio de Janeiro. É a primeira vez que os dois atletas jogarão a chave principal de um torneio deste nível do circuito mundial de tênis de mesa. Por outro lado, Henrique Noguti perdeu e não avançou.

Victoria Strassburger foi a primeira a entrar em ação no dia. Número 350 do mundo, ela superou a indiana Selena Selvakumar (313ª) por 3 sets a 1 (11/7, 4/11, 12/10 e 12/10). Embalada pela torcida, a gaúcha teve que salvar set points nas duas últimas parciais para conseguir a vitória. Sua adversária na chave principal será a japonesa Miyu Nagasaki, 37ª colocada do ranking mundial.

Victoria viveu uma verdadeira saga para chegar até o Rio de Janeiro para a disputa do WTT Contender. Com o aeroporto de Porto Alegre fechado por conta das enchentes no Rio Grande do Sul, ela pegaria um voo de Caxias do Sul até a capital fluminense, mas ele foi cancelado. A mesa-tenista, então, teve que ir de táxi até Florianópolis, onde enfim conseguiu embarcar para o Rio de Janeiro.

Victoria Strassburger vibra com ida para a chave principal do WTT Contender do Rio de Janeiro
(Foto: Abelardo Mendes Jr./OTD)

O outro brasileiro que furou o qualificatório foi a jovem promessa Leonardo Iizuka (173º). Ele garantiu seu lugar na chave principal ao derrotar o luxemburguês Luka Mladenovic (122º) por 3 sets a 1 (5/11, 11/8, 11/9 e 11/8), de virada. O brasileiro não se encontrou no primeiro set, mas impôs a partir de então e conseguiu vencer as três parciais seguintes para sair vitorioso.

Mais Brasil no quali

Quem chegou na última rodada do qualifying, mas não venceu foi Henrique Noguti (569º). Ele, que tem 20 anos de idade, acabou superado pelo experiente alemão Ricardo Walther, por 3 sets a 0 (11/8, 11/6 e 11/4). Além dele, outros 16 atletas brasileiros no masculino, incluindo Luca Kumahara, e outras 13 no feminino ficaram pelo caminho na disputa da chave preliminar.

Além disso, Henrique Noguti também se juntou com Joon Shim para disputar o torneio de duplas masculinas. Os dois acabaram derrotados por Hamilton Yamane/Kim Iwasaki por 3 sets a 2 (11/9, 4/11, 11/8, 4/11 e 11/5), e não avançaram. Já nas duplas femininas, Abigail Menezes/Sofia Kano perdeu para as japonesas Honoka Hashimoto/Hitomi Sato por 3 a 0 (11/1, 11/3 e 11/4) e também pararam no quali.

Brasileiros nas chaves principais

Com isso, o Brasil terá dez representantes nas chaves principais individuais do WTT Contender do Rio de Janeiro. Serão cinco no masculino, com Hugo Calderano, Vitor Ishiy, Guilherme Teodoro, Eric Jouti e Leonardo Iizuka, e cinco no feminino, com Bruna Takahashi, Giulia Takahashi, Laura Watanabe, Bruna Alexandre e Victoria Strassburger. Os jogos acontecerão a partir desta quinta-feira (23).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis de Mesa